Zebra
A maior zebra dos últimos tempos no futebol brasileiro aconteceu na noite de quarta-feira. O River do Piauí venceu o Bahia por 1 a 0 e o eliminou da Copa do Brasil. O jogo foi em Teresina e o Bahia se classificaria com um empate, mas levou o gol e acabou sendo derrotado. A nova fórmula da Copa do Brasil com essa história de ranking, é uma faca de dois gumes. Às vezes não acontece  como a CBF gostaria, porque os times menos ranqueados têm dignidade.

Quem sabe
E uma outra zebra está a caminho e pode acontecer na próxima terça-feira, no jogo Imperatriz e Vitória da Bahia, que jogam pela Copa do Brasil, às 21h30, no Frei Epifânio.  Condições de vencer o Imperatriz tem, porque joga em casa, diante de sua torcida, que está sedenta de ver o time, já que valendo pontos, o Cavalo de Aço só jogou uma vez esse ano no Frei Epifânio, na virada sobre o CRB por 2 a 1, na abertura da Copa do Nordeste.

Outras zebras
Na verdade, quarta-feira, na abertura da Copa do Brasil, foi um dia que aconteceram outros resultados que também podem ser considerados zebras. Por exemplo, a eliminação do Londrina pelo XV de Piracicaba, que venceu por 1 a 0. O Luverdense, ser eliminado pelo Bahia de Feira, que venceu de 2 a 1. Criciúma, eliminado pelo Santo André, que venceu de goleada, 4 a 1. Isso sem falar nas grandes equipes, que passaram raspando para a segunda fase da Copa do Brasil, como o Botafogo, que empatou em 1 a 1 com o Caxias-RS. Outras zebras estão vindo por aí.

Invenção
Essa história de ranking tinha acabado no Brasil e as decisões eram dentro das quatro linhas e tinha a segunda partida de qualquer jeito, para que as chances fossem iguais. Para economizar, mesmo com as burras cheias de dinheiro, a dona CBF voltou com essa história de ranking, que não existe em nenhum outro lugar do mundo. Mas as vezes a situação não acontece como a CBF quer, porque os clubes de menor investimento têm brio, dignidade, vontade de vencera e acontecem as zebras.

Derrotados
Com a partida única, em que os clubes melhores ranqueados têm a vantagem de classificarem para a fase seguinte com um empate, as equipes que jogam em casa já entram praticamente derrotadas. Entretanto, muitas vezes o brio fala mais alto e os resultados não são aqueles que a entidade mór do futebol brasileiro queria. O que sei é que na minha modesta opinião a vaga tem de ser disputada dentro de campo, não interessando o investimento do grande.

CURTINHAS
Acho que deveria acabar com esse tal ranking***Basta a vantagem das equipes que se classificam para a Libertadores, a campeã da Série B, o campeão da Copa do Nordeste e o campeão da Copa Verde, que entram somente nas oitavas de final***Essa medida mais louvável, porque essas equipes fizeram por onde***O prejuízo de um clube de maior investimento em uma eliminação dessa é muito grande***A premiação da Copa do Brasil é maior do que a do Brasileirão***O Corinthians perdeu na estreia da Libertadores e novamente para o Guarani***Essa foi a terceira derrota do Corinthians para o Guarani do Paraguai, que virou calo corintiano***No Rio, Cano salvou o Vasco, fazendo o gol da vitória vascaína, por 1 a 0, sobre o Oriente Petrolero da Bolívia pela Copa Sul-Americana***Em Caxias do Sul, um funcionário do clube gaúcho agrediu o árbitro Lucas Bellote***Mesmo não justificando a agressão, o Caxias na verdade foi garfado***Ao meu ver dois pênaltis não marcados a favor do time gaúcho.