Mais um
Além do auxiliar técnico Marcelo Copertino e do analista de desempenho Sílvio Roberto Alves Júnior, o Imperatriz anunciou também o desligamento do fisiologista Vinicius Vilela. Em nota publicada ontem, a diretoria alegou que o Imperatriz está sendo reestruturado o que obrigou o clube a definir pela saída desses profissionais. Lamentável que isso tenha ocorrido porque a modernização de um time de futebol profissional passam por esses profissionais. Mas, enfim, só se pode colocar o chapéu onde a mão alcança. 

Preocupante
A coluna vem falando desde o início que esse ano a situação do Imperatriz, até na questão das contratações, está preocupante, porque ainda falta muito para o time atual chegar pelo menos à metade do time que disputou as competições desse ano. O Imperatriz perdeu praticamente sua espinha dorsal, com as saídas de Xaves, Renan Luiz, do lateral Gabriel Paulino, muito criticado mas jogava para o time e agora a saída sem mais nem menos do jogador revelação Gabriel Caju, cujo caso foi parar na justiça 

Esquema
E saíram jogadores que eram importantes no esquema de jogo do treinador Paulinho Kobayashi, como o Vitor Xavier, que inclusive está lesionado, e os atacantes Matheus Lima, o Manoel Cristiano entre outros. Eu que acompanho, sei que a temporada só está começando no Imperatriz, mas pelo que vi no jogo contra o Tocantinópolis, nenhum dos atacantes agradou. Tanto que foram dois zagueiros que fizeram os gols da vitória de 2 a 0 do Cavalo de Aço. A primeira impressão é a que fica. E imediatamente foram contratados mais dois atacantes, Joelson e Jerinha. 

Ao contrário 
Do que a gente pensava, em pesquisa realizada tendo como alvos jogadores de grandes clubes brasileiros, como Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, CSA, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco, definiram que o VAR melhorou futebol no Brasil. Mas o que a gente viu nos vários jogos que foram televisionados não representa talvez a mesma opinião, já que as reclamações foram muitas. Mas mesmo assim, acho que o VAR acertou mais do que errou. Tem de ser levado em conta que mesmo com as imagens os jogadores procuraram um argumento, contrariando o princípio de que com elas não existem esses argumento. O problema é que mesmo com as imagens do VAR, a definição do lance ainda precisa de opinião de pessoas que as vezes definem mal. 

Copa SP Júnior
O que salva aqueles amantes do futebol, que são maioria no mundo em início de temporada, é a Copa São Paulo Júnior, também conhecida por Copinha. A competição, que já revelou grandes jogadores para o futebol do mundo, começa no dia 3 de janeiro e será amplamente mostrada para todo o Brasil por meio das várias plataformas de transmissões que existem por aí. O nosso representante, o Tocantinense, que vai dar nome ao Timon na competição, já vai iniciar a Copinha, mostrado para todo o mundo. O Sport TV vai mostrar Santos x Timon/Tocantinense, dia 3 de janeiro, sexta-feira da próxima semana, às 19h15, no Estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal, estádio da cidade de Marília, sede do Grupo 2, onde está o Tocantinense. 

CURTINHAS
A coluna deseja ao time do Tocantinense, que vai representar o Timon na Copa São Paulo Júnior, uma boa viagem e que tenha sucesso na competição que vai disputar pela primeira vez***A delegação do Tourão da região tocantina viaja neste domingo (29), ao meio dia para a cidade de Marília, interior de São Paulo, onde fica a sede do Grupo 2***O Tocantinense vai disputar a Copinha pela primeira vez, mas o treinador Jairo Nascimento vai para a sua terceira Copinha***O professor foi para a competição duas vezes com o Marília***No momento a única movimentação no futebol brasileiro é o mercado da bola com transações de jogadores***Nesta época foram revelados bons jogadores pelo Marília, caso, por exemplo, do saudoso volante e zagueiro Fagundes, que infelizmente faleceu ainda muito jovem, vítima de acidente na Belém-Brasília, Pimenta, outra grande revelação e também volante, o lateral esquerdo Arthur, que passou pelo Grêmio, enfim grandes jogadores***A gente espera que isso aconteça também agora com o Tocantinópolis***No mais, só quero desejar que o último final de semana de 2019, seja de paz e harmonia na Santa Paz do Senhor!.