É hoje
Que o mundo todo vai ficar sabendo qual equipe é a melhor em todo o universo, Flamengo ou Liverpool. O Brasil vai parar entre as 14h30 e 16h30 (horário de Brasília), neste sábado, para assistir Flamengo x Liverpool na decisão do Mundial de Clubes. Vai ser mais um confronto entre América x Europa. Na última vez que Flamengo e Liverpool decidiram um Mundial, jogo ocorrido no longínquo 1981, portanto a 38 anos, deu Flamengo. E hoje, vai dar quem? Vamos aguardar.

Segundo título
O Flamengo se encaminha para buscar seu segundo título mundial. E contra o Liverpool, o mesmo adversário de 13 de dezembro de 1981.Na ocasião, o Flamengo, comandado por Zico, Júnior e Nunes bateu o Liverpool, que tinha Kenny Dalglish, por 3 a 0, e coroou uma das mais brilhantes gerações da história do clube da Gávea. O Flamengo venceu a Libertadores da América naquele ano, e o Liverpool faturou a Copa da Europa (que se tornaria a Liga dos Campeões). Os campeões dessas competições se enfrentavam na Copa Toyota, um torneio intercontinental dos vencedores da América do Sul e da Europa, agora modificada pela FIFA, e passou a ser Mundial de Clubes.

Zico não fez gol
Curiosamente o atacante Zico, que era a grande sensação do futebol brasileiro na época e que depois desse Mundial foi para a Udinese da Itália, não fez nenhum dos três gols do Flamengo na decisão de 1981. Os gols foram feitos por Nunes (2) e Adílio. Muito bem marcado, o Galinho de Quintino não marcou mas ajudou o Flamengo a vencer. Desequilibrou o jogo e foi importantíssimo para os gols de Nunes, principalmente. O time do Flamengo era excelente: Raul; Leandro, Marinho Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico.

A primeira é que fica
Acompanhei o primeiro amistoso do Imperatriz nessa pré-temporada na vitória de 2 a 0 sobre o Tocantinópolis, com gols feitos por dois zagueiros. Renan Dutra no primeiro tempo e Henrique Matos, no segundo. Achei o time ainda muito aquém de suas possibilidades e muita coisa precisa ser arrumada. Gostei do volante Nonato, o Kariri, também muito bom, assim como a dupla de zaga Renan Dutra/Alisson, mas vi o time ressentir de ataque e um meia armador. Quem jogou com a 10 foi o garoto Da Silva, ex-Morango, foi bem dentro daquilo que foi exigido. No frigir dos ovos, Kobayashi ainda tem muito para trabalhar o time. Mas haverá tempo hábil.

Substituições
E as várias substituições feitas não deu para definir quem é quem no time titular do Imperatriz, pelo menos por enquanto. O próprio Kobayashi, em sua entrevista, falou que o time ainda ressente inclusive de um condicionamento físico mais apurado, porque não tem sequer 20 dias de pré-temporada e a maioria dos jogadores estavam parados desde outubro, quando terminaram as Séries C e D. Se a Copa do Nordeste que vai ser a primeira competição a iniciar das quatro que o Cavalo de Aço vai disputar em 2020, fosse iniciar hoje, o Imperatriz ainda não tinha um time para colocar em campo.

CURTINHAS
O Mundo do Futebol vai parar hoje para a grande decisão do Mundial de Clube, entre Flamengo e Liverpool, que depois de 38 anos, voltam a decidir a competição***Não aponto favorito, porque realmente não existe isso, quando o confronto é entre  os dois melhores times do mundo na atualidade***Assisti nesta quinta-feira o programa “Troca de Passes”, e pude observar como é que esse time do Liverpool se movimenta***O Flamengo precisa ter muito cuidado nesse Salah***Aliás, com o time todo do  Liverpool, que é tão excelente quanto o Flamengo***O Tocantinópolis não está treinando a esmo não. Além do Tocantinense que em 2020 começa também em janeiro, vai disputar a Série D***No time jogadores que já passaram por aqui, o atacante Teti, que fez dupla de baixinhos com Rayllan, o zagueiro Jackson, que fez dupla com o saudoso Fagundes e o lateral direito Leo Tuntum***No Brasil a evidência é tão somente o mercado da bola com as negociações feitas entre os clubes da terra e do exterior, principalmente da América do Sul***Está tendo também a apresentação dos treinadores***No mais é só desejar a todos um excelente fim de semana na Santa Paz de Deus!