Pré-temporada
O Imperatriz foi o primeiro a iniciar a sua pré-temporada, visando as competições de 2020, que são quatro, iniciando pela Copa do Nordeste, em que o vai enfrentar equipes da Série A, Campeonato Maranhense, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série C. O time ainda se encontra na fase de avaliações físicas, mas já deverá trabalhar com bola a partir de amanhã, no CT Maranhão do Sul. Vale lembrar que o plantel para 2020 ainda está faltando algumas peças que deverão ser providenciadas nos próximos dias.
Possível time titular
Pelo que observo, muito embora a bola ainda não rolou, o time do Imperatriz, se precisasse agora, poderia ser escalado com Waldson; Madson Júnior, Alysson, Renan Dutra e Lorran; Dos Santos, Tibiri, Kariri e Gabriel Caju; Lucas Campos e Cesinha. Isso é opinião da coluna, nada ainda oficial. Esse goleiro Waldson, que não jogou nenhuma vez esse ano, e segundo o que foi informado tem dois anos que não joga uma partida oficial, dizem que é melhor do que Jean. Por falar em Jean, aqueles 4 a 0 do Juventude, acho que pesaram para que o Imperatriz o emprestasse. Foi realmente frustrante, muito embora ele tenha crédito.
MAC e Juventude
Está marcada para amanhã, 7 de dezembro, a primeira partida da decisão da Copa FMF, entre Maranhão e Juventude de São Mateus. O Maranhão é o atual campeão da competição e o Juventude, que subiu esse ano para a elite do futebol maranhense, vem comendo pelas beiradas como se come mingau. O MAC tem de fazer o resultado no Castelão, porque se vacilar o Juventude come as paradas. Lá no Pinheirão a situação é outra. O exemplo tá aí mesmo, o Pinheiro venceu a ida por 3 a 1 e pelo mesmo placar perdeu a volta e o Juventude se classificou.
Três
O Sampaio Corrêa foi incluído na Copa do Brasil do próximo ano. O clube boliviano conseguiu sua inclusão por meio do ranking da CBF. A pressão foi grande, não só do Sampaio mas de outros clubes, e a CBF acabou cedendo. Portanto, o futebol maranhense terá três representantes na Copa do Brasil do próximo ano. Além do Sampaio, o Imperatriz, campeão maranhense de 2019, Moto, por ser vice, já estavam garantidos. Legal o futebol maranhense sendo tratado como os clubes que têm esse direito nos grandes centros do futebol, casos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, entre outros. Isso se deve ao grande trabalho de bastidores que é feito pelo representante da CBF no Maranhão, um dos vice-presidentes, Fernando Sarney, e do presidente da FMF, Antonio Américo.
Ainda falando em ranking
Só não concordo quando se fala em ranking, quando falam que os grandes clubes do Maranhão ou de qualquer outro estado não caiam para a segunda divisão, como queria que fosse feito o ex-diretor de futebol da FMF, Antonio Henrique de Moraes Rego. E isso ele disse para a coluna em um jogo aqui em Imperatriz, pelo Campeonato Maranhense. Imediatamente eu o contestei e disse que isso seria um retrocesso no futebol maranhense. Felizmente foi demitido e essa ideia maluca acabou, mesmo porque acho que também jamais não pegaria.
CURTI NHAS
Tempos atrás, as disputas no futebol maranhense eram terríveis***As finais sempre eram em São Luís, e os clubes do interior tinham de seguir as normas, principalmente quando tinham os grandes pela frente***Acontecia jogos no interior, mas a volta sempre era no Castelão ou Nhozinho Santos***Tinha uns árbitros que não merecem nem ser mencionados os seus nomes***Mas por falar em Nhozinho Santos, anunciaram a reinauguração das obras para novembro que já foi e até agora nada***Eu jamais vi uma obra para perdurar tanto como essa do Nhozinho Santos***O Frei Epifânio foi construído um outro estádio e as obras duraram menos, mas muito menos do que essas do Gigante da Vila Passos***Domingo acontecerá a última rodada do Brasileiro Série A, com todos os jogos iniciando às 16h***Já definido o campeão, Flamengo, e o vice ainda falta definição e está entre Santos, que tem 71 pontos, e o Palmeiras com 68***O Santos precisa apenas empatar com o Flamengo para ficar com o vice, já o Palmeiras precisa vencer o Fluminense e torcer por uma derrota da porcada.
Comentários