Jogos hoje

Amistoso 
12h00 – Brasil x Peru – Memorial Coliseu (Los Angeles)

Campeonato Brasileiro Série A – jogo adiado da 16ª rodada
21h00 – Palmeiras x Fluminense – Arena Palmeiras

Campeonato Brasileiro Série B – 22ª rodada
18h45 – CRB x Brasil Pelotas – Rei Pelé
21h00 – América-MG x Criciúma – Independência

Até ontem
Até esta segunda-feira, Sampaio, Confiança e Náutico já tinham se classificado para a semifinal do Brasileiro Série B. Todos com jogos dramáticos. O Sampaio venceu por 3 a 2 o São José, com gol contra já nos minutos finais. O Paysandu chegou a estar vencendo o Náutico por 2 a 0, mas o time Pernambucano foi buscar o empate e venceu por 5 a 4 nos pênaltis. O Confiança chegou estar perdendo por 1 a 0, empatou e como tinha vencido o jogo de ida, o empate foi suficiente. Uma semifinal já está definida, Sampaio x Confiança. A outra semifinal será entre Náutico x Imperatriz ou Juventude, que jogaram ontem a noite em Caxias do Sul.

Semifinal
Claro que o título é importante porque melhora o currículo do clube. Entretanto, importante mesmo é o acesso. Mas o pensamento de qualquer time é que se chegou, agora vai atrás do caneco. E será isso que Sampaio, Náutico, Confiança e Imperatriz ou Juventude, vão fazer. Nada mais justo do que isso. A Série C é uma competição difícil, jogos disputados palmo a palmo, pegados e viagens constantes e de logística que precisa melhorar, no caso do Imperatriz e dos seus adversários para chegarem aos locais dos jogos devido ao problema da Gol não ter mais voo para a cidade.

Nem maior e nem menor
Vi apenas o título: ‘Náutico é muito maior do que a Série C’. Tão bobo que nem me interessei em saber quem foi que escreveu. Mas ao meu ver, nem maior e nem menor, tudo dentro da conta certa. Se desceu para a Série C e teve de lutar pela B, na qual chegou com méritos, foi igual aos demais, que também lutaram e chegaram. Claro e evidente que é um dos grandes do nordeste e do Brasil pela estrutura que tem, mas dentro de campo não foi maior e nem menor do que ninguém. Foi Série C, como os demais, e disputou a competição em igualdade de condições. Algumas vezes sendo beneficiados pela arbitragem.

Boca no trombone
O treinador Helio dos Anjos botou a boca no trombone e colocou a responsabilidade da derrota do Paysandu a Leandro Pedro Vuaden, que marcou um pênalti, segundo o treinador inexistente. Aliás, Sandro Meira Ricci também disse que o penal não existiu. O gol da penalidade máxima foi o empate do Náutico. Não estou aqui querendo julgar ninguém, mas na minha opinião Náutico e Santa Cruz sempre foram os favoritos da CBF. Vários ‘erros’ de arbitragem aconteceram, coincidentemente em jogos dos dois times pernambucanos. No jogo do Santa Cruz aqui contra o Imperatriz, que eles venceram por 1 a 0, teve um pênalti clamoroso que o árbitro não marcou a favor do Cavalo de Aço. E aconteceram outros não marcados.

Erros de arbitragem
Essa questão de erros de arbitragem no futebol brasileiro virou rotina. Nessa rodada pelo menos dois erros crassos aconteceram na Série A, com VAR e tudo, agora imagine nas outras séries que não têm esse recurso. No jogo Fortaleza e Fluminense, o segundo gol do Tricolor das Laranjeiras, foi legal e o árbitro anulou alegando impedimento. O VAR não tomou providência. O pênalti marcado a favor do Santos, não aconteceu porque Marinho nitidamente se jogou, o VAR também não deu bola. O Athletico estava vencendo por 1 a 0 e levou o empate em um lance ilegal. E já aconteceram vários erros que o tal de VAR não corrigiu.

CURTINHAS
Os gaúchos fizeram 7 a 1 no Cruzeiro, com 3 a 0 do Inter e 4 a 1 do Grêmio***O Cruzeiro vive uma crise interna com racha na diretoria e casos de polícia*** Chateado, Rogério Ceni condiciona permanência: ‘Se for para ficar, tem que mudar’, disse na coletiva***Brasileiro A, pela ordem: Flamengo (39), Santos (37), Palmeiras (33) Corinthians (32), são os quatro primeiros, após a realização da 18ª rodada**** Brasileiro B: pela ordem: Bragantino (41), Atlético-GO (37), Sport (35), Coritiba (34), são os quatro primeiros após a realização da 21ª rodada***Time do Flamengo amador local, dois jogos duas derrotas, coisa tá ficando feia***Esse Campeonato Maranhense Sub-19 tá ficando meio estranho, principalmente a edição desse ano, que estão fazendo de tudo para dar Sampaio ou Moto***Pênalti para o Santos expõe árbitro, irrita Athletico e motiva discussão***O árbitro de VAR no jogo Santos e Athletico-PR foi o Carioca Rodrigo Nunes de Sá, que viu pênalti no lance entre Marinho e Brian, mas não viu o que o goleiro Tiago Volpi fez em Felipe Cardoso, no jogo São Paulo e Ceará.