Jogos de Hoje

Copa Sul-Americana – 1ª fase – ida
19h15 – M. Wanderers x Huancayo – Alfredo Viera
21h30 – Águilas x O. Petrolero – Alberto Grisales

Copa Sul-Americana – 1ª fase – volta
19h15 – Antofogasta x Fluminense – Regional

Semifinal
Terça-feira (19) foram definidos os confrontos da semifinal do Campeonato Maranhense, com a vitória do Imperatriz por 2 a 0 sobre o São José, Sampaio sobre o Pinheiro por 2 a 1, e empate no ‘Maremoto’, sem abertura de contagem. Os confrontos ficaram assim definidos: Imperatriz x Sampaio Corrêa e Moto x Maranhão. Moto e Imperatriz, primeiro e segundo colocados, respectivamente, têm a vantagem do placar agregado, ou seja, jogam por dois empates, ou uma vitória e um empate pelo mesmo placar.

Datas
A Federação Maranhense de Futebol emitiu nota ainda na noite de terça-feira, certamente já estava pronta, só aguardando os resultados, definindo as datas para a realização da semifinal. Os jogos de ida serão realizados nos dias 2 e 4 de abril. Dia 2, uma terça-feira, às 20h15, Sampaio x Imperatriz, e dia 4, uma quinta-feira, no mesmo horário, Maranhão e Moto. Os jogos de volta acontecerão entre 6 e 10 de abril (Imperatriz x Sampaio) e entre 7 e 11 de abril (Moto x Maranhão). Tudo vai depender da CNE. As datas podem ser antecipadas, desde que Sampaio e Moto sejam eliminados da CNE, fato que está praticamente consumado.

Ritmo de treino
O Imperatriz jogou contra o São José em ritmo de treino. Fez 2 a 0 no primeiro tempo e no segundo o jogo deu sono, porque o Cavalo de Aço não quis mais nada. Fato que acho natural, porque já estava classificado, fez 2 a 0 e com 14 pontos continuou na vice- liderança para ter as vantagens. Tocou a bola, saiu das divididas, evitou o amarelo para não ficar fora da primeira partida da semifinal e tudo bem em uma boa. O único pendurado no Imperatriz é o meia Xave Silva, que vem jogando muito bem.

Recuperação
Esse espaço entre o término do primeiro turno, classificação para semifinal e os jogos de ida dessa fase, vai servir para que os jogadores contundidos do Imperatriz tenham mais tempo para recuperação. Daniel Barros, embora tenha sido relacionado, ainda não está em condições reais. O zagueiro Anderson está convivendo com uma lesão em uma perna. Recuperou-se de uma e lesionou a outra no jogo contra o Náutico.

Sugestão
Eu sei que não passa de uma bobagem, mas já estão sugerindo a retirada da figura de um urubu, na entrada do CT do Flamengo, ‘Ninho do Urubu’, devido a tragédia da morte dos garotos da base em incêndio. Segundo informações, o Urubu surgiu na vida do Flamengo, como apelido, porque muitos anos atrás não admitiam negros na torcida do Flamengo e da maioria dos clubes de futebol do Brasil. Num dia de um jogo Flamengo e Botafogo, um torcedor botafoguense levou um urubu e este voou e pousou no gramado do Maracanã. Em função disso, a nação rubro-negra adotou a ave como mascote.

CURTINHAS
Nessa questão de racismo, o Fluminense também tem sua história, no que se refere a pó de arroz***O Fluminense é tido como o time da elite do Rio de Janeiro e no início do século passado, não era prudente a contratação de jogadores negros***Mas o clube passou por cima desse absurdo e contratou jogadores negros, que para entrar campo era jogado sobre eles pós de arroz, para que ficassem brancos***Um absurdo, porque quando suavam, voltavam à cor natural, uma bobagem que felizmente tudo acabou e hoje tanto faz e a prova é que os negros são sempre os melhores do mundo***Foi a melhor coisa que o governo do Rio de Janeiro fez nesses anos turbulentos que está vivendo esse estado, ou seja, tomou o Maracanã de volta***Fla e Flu já estão acertando a parceria para administrar o Complexo, uma boa, porque o Mário Filho é dos clubes e da torcida brasileira***Se o Imperatriz quisesse, teria dado uma sonora goleada no São José***Poderia ser 4 a 0, se o árbitro André Farias tivesse marcado os dois pênaltis cometidos pelo Peixe Pedra***Os dois foram escandalosos***O primeiro, até o desculpo porque estava encoberto, mas o segundo ele estava a cinco metros e não marcou porque não quis***É por isso que às vezes o Imperatriz não gosta quando são escalados árbitros da casa, porque eles se preocupam muito com o time visitante, para não se caracterizar como árbitro caseiro.