Jogos de hoje

Copa Libertadores – 3ª fase – jogos de volta
21h30 – Caracas x Melgar – Olímpico de La UCV

Copa Sul-Americana – 1ª fase – jogos de volta
19h15 – Santos x River Plate-URU – Pacaembu

Copa do Brasil – 2ª fase – volta
21h30 – Atlético-CE x Atlético-GO – Presidente Vargas

Campeonato Maranhense – 1ª fase – 6ª rodada
20h15 – Moto x São José - Castelão

Suspenso
A CEAF, através do seu presidente, Marcelo Bispo Nunes Filho, determinou a suspensão de Ranilton Oliveira Sousa, Adriana Carvalho, Antonio Adriano Oliveira e Raphael Max Borges Pereira, por erros no jogo Sampaio e Moto. A assistente Adriana Carvalho não pode ser punida, porque ela deu o gol do Maranhão, que realmente aconteceu. Ranilton é que anulou. A bola entrou mais de palmo, e nos dois lances, porque quando o goleiro tirou de dentro do gol, se atrapalhou todo e a bola entrou de novo. Mesmo assim, Ranilton tomou a decisão de anular o gol.

Falhando
A questão é que precisa ter calma. O Ranilton está entre os melhores árbitros do Maranhão e do norte/nordeste, mas há momentos que ele torna uma arbitragem fácil em difícil, e no maranhense pelo menos na minha modesta opinião, tem falhado. No jogo Imperatriz e Santa Quitéria ele não marcou um pênalti legitimo em Kaká. Eu estava a dois metros do lance. E vem invertendo faltas. Tem de ter muita calma.

Punição
Agora uma pergunta: o Marcelo Filho suspendeu também o filho dele, Maykon Matos Nunes, devido a lambança que fez no jogo Moto x Imperatriz? Não vi e nem ouvi nada a esse respeito. Punição tem de ser para todos, principalmente no caso do filho do homem, para não parecer que está havendo proteção. E o Maykon vem errando muito, e faz tempo. Não foi punido porque ele apita hoje Moto e São José.

Antonio Gomes
Sábado passado, no programa Show de Bola Mirante, tivemos o prazer de entrevistar um dos baluartes do futebol profissional da cidade de Imperatriz. Antonio Gomes, o grande fundador do Tocantins Esporte Clube, o homem que trouxe um dos maiores treinadores que já passou pelo Maranhão, o saudoso Nelson Gama, que revolucionou o futebol maranhense. Contou certinho a história do Tecão, que começou com o time da Diesel Carolina, que o também saudoso Pedro Américo pediu para que Antonio Gomes formasse, para a disputa do Torneio do Trabalhador de Futebol Soaite, que naquela época já era disputado. Daí nasceu o Tecão. Com ele, estavam o Tonhão e o Zé Jorge, jogadores que marcaram época no Incrível Hulk.

Débito
Olha aí. Antonio Gomes, que está morando em Davinópolis, vivinho da Silva e com saúde, ao contrário do que muitos diziam que ele havia morrido, disse que o débito do Tocantins perante a FMF é de apenas R$ 28 mil. Quem quiser reativar o time é só ir na FMF, pagar e colocar o time em atividade. Notícias anteriores davam conta de que o débito era impagável. Nada disso, segundo Antonio Gomes.

CURTINHAS
Eu acho isso uma grande bobagem jornalistas esportivos ficar escondendo qual time torce***Não sei qual o problema que tem a pessoas, seja qual seja sua profissão, dizer para qual time torce***Você tem de ser imparcial, assim manda a ética profissional, mas jamais esconder para qual time torce***Assim penso***Os resultados da rodada não foram ruins para o Imperatriz***Evidente que não se contava com a vitória do Maranhão, mas mesmo assim o Imperatriz ficou em terceiro lugar, com a derrota do Pinheiro para o São José, por 4 a 3, de virada, e no Costa Rodrigues***O Moto venceu o Cordino por 1 a 0, com gol impedido***A arbitragem maranhense foi mal nessa rodada***O Sampaio Corrêa caiu para a quarta colocação***Pela Copa 1º de Maio, mesmo debaixo de chuva, os jogos fluíram normalmente e já tem time classificado para a próxima fase do torneio.