A FMF, através do diretor técnico Evandro Marques, emitiu o ofício 262/2012 lembrando aos dirigentes de clubes a respeito dos laudos técnicos dos estádios onde mandarão os seus jogos em 2013. Marques lembra que os referidos laudos técnicos atestarão a real capacidade de público dos estádios, bem como suas condições de segurança, os quais são: Laudo de Segurança (Polícia Militar); Laudo de Vistoria de Engenharia (engenheiro civil registrado no CREA); Laudo de Prevenção e Combate de Incêndio (Corpo de Bombeiros) e Laudo de Condições Sanitárias e de Higiene (Vigilância Sanitária). No ofício, Marques chama atenção dos dirigentes que jogos não serão marcados para estádios que estejam com laudos pendentes. Portanto, toda a atenção no cumprimento do prazo para que não venham chorar o leite derramado depois.

Asa dura
O JV Lideral, que vai disputar a Copa São Paulo Júnior de 2013, competição em que estreia no dia 6 de janeiro contra o São Bernardo, já definiu sua programação para a viagem a São Paulo. O time viaja por via aérea no dia 4 de janeiro. A outra equipe maranhense na competição, o Americano não vai ter a mesma sorte do JV Lideral, pois a delegação vai viajar de ônibus. Realmente, uma viagem longa. O Americano viaja dia 27 para a capital paulista. Na estreia, dia 6, o time ludovicense encara o União São João. Pelo visto, tudo não passa de maior e melhor organização. Enquanto o JV Lideral, clube do interior mas que tem um dos melhores CTs do Norte/Nordeste, viaja de avião, a equipe da capital vai viajar de ônibus. E olhe que o CT Walter Lira já foi até chamado de “Pesque e Pague”.

Desacorçoado
Essa palavra desacorçoado, de acordo com o Aurélio, significa sem esperança, deprimido. Pois é assim que se encontram alguns dirigentes de clubes profissionais do Maranhão. Estão desacorçoado com a Federação Maranhense de Futebol (FMF). Ao contrário do que todos nós prevíamos, os atuais dirigentes ainda não conseguiram colocá-la nos trilhos e, pelo visto, não conseguirão a curto prazo ou talvez nunca. Muitas foram as promessas e praticamente nada foi cumprido, o que vem fazendo com que os dirigentes de clubes, imprensa e todos aqueles que militam na área achem que eram felizes e não sabiam. Mas 2012 está no fim, 2013 vem aí, o que nos faz renovar nossas esperanças para que no fim do próximo ano possamos dizer que a falta de esperança, o desacorçoamento acabou.

Largar tudo
A propósito do tópico acima, um dirigente de clube confidenciou a um outro dirigente que está muito decepcionado com a FMF e que estaria pensando seriamente em largar tudo e se dedicar única e exclusivamente à sua empresa. Seria largar tudo mesmo, profissional, a base e a própria entidade. Não sei se isso pode se concretizar, porque sei que esse dirigente dá tudo pelo esporte, em especial ao futebol. É exigente, mas é organizado e exige que tudo ao seu redor funcione da maneira que tem de ser. É a questão das promessas não cumpridas que faz com que os dirigentes pensem muito antes de investir o seu dinheiro no futebol maranhense. Reservo-me no direito de não citar o nome desse dirigente.

CURTINHAS
Mais uma vez, o alerta aos dirigentes do Imperatriz é que a fila anda////////Enquanto por aqui é reunião e mais reunião e nada se resolve, os adversários já estão com os seus técnicos e jogadores contratados/////////Um dirigente me disse que a programação está correndo normalmente///////Não sei se isso realmente está acontecendo, porque nem programação ou planejamento, pelo que estou sabendo, ainda foi feito////////////Se foi, nós da imprensa não ficamos sabendo////////Tentaram puxar o tapete de Meinha no MAC, mas depois voltaram atrás e acertaram a permanência dele no clube/////////Caso Meinha não tivesse acertado, Vinícius Saldanha seria o treinador da vez////////A reunião de trabalho da diretoria do Imperatriz que ocorreria ontem foi adiada para hoje, nos mesmos local e horário.