Evidentemente, os resultados do segundo turno da Copa União para o Imperatriz não foram o esperado pela sua torcida, dirigentes, comissão técnica, jogadores e por nós da crônica esportiva da segunda maior cidade do Maranhão. Mas, no último jogo pela competição e do ano, o Cavalo de Aço venceu o Maranhão por 4 a 2 e saiu da lanterna. A posição ficou com o Moto, que perdeu para o Sampaio por 3 a 0. Foi por um triz, porque os dois clubes ficaram empatados em número de pontos ganhos, 5 cada um. O Imperatriz superou o Moto no segundo critério de desempate, que é o saldo de gols. O Cavalo tem menos 3 e o Papão, menos 7. Lanterna jamais no Cavalo de Aço.

Decepção

Por falar no Moto, mais uma vez foi total a decepção dos torcedores do time. Por ter em seu plantel um dos maiores artilheiros do futebol brasileiro, Kleber Pereira, que foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2008, esperava-se mais do clube. Foi muito mal o Moto, o que é uma pena, pois é um grande time e que nos últimos anos não vem se dando bem e até já caiu para a segunda divisão.

Futuro

O presidente Carlos Eduardo, por toda essa semana, buscará soluções para o futuro do Imperatriz, já que o clube tem pouco mais de 40 dias para decidir tudo para a temporada de 2012. O presidente disse que vai em busca de parceiros, mas para isso precisa também decidir a própria situação no clube. O mandato de Carlos Eduardo, como presidente da Junta Governativa do Imperatriz, é até o dia 31 de dezembro.

Organização

Tudo que queríamos que ocorresse na FMF, em termos de organização, parece que já está fluindo. É evidente que ainda falta muita coisa, mesmo porque a entidade - que passou 20 anos em total desorganização - está passando por um processo de reorganização, que não pode ser feito da noite para o dia. Na I Reunião Técnica do Futebol Maranhense para 2012, ocorrida sábado passado, tudo ficou definido em relação às competições do futebol profissional maranhense para o próximo ano. Foi confeccionado um compêndio com regulamento, data de início e término das competições, tabelas e tudo que é necessário se saber sobre as competições. A editoria de esportes de O PROGRESSO recebeu um exemplar. Já sei, por exemplo, que os jogos da primeira rodada do Estadual 2012 acontecerão dia 22 de janeiro. O Imperatriz estreará contra o Viana.

Cruel

No balanço final feito pelo Imperatriz, o segundo turno da Copa União foi cruel para o clube. De acordo com o que foi levantado, o time do Imperatriz viajou 6.400 km, os jogadores passaram 108 horas dentro de um ônibus e 16 dias sem treinar, porque não dava tempo entre uma partida e outra. Um verdadeiro absurdo. Uma tabela feita por quem não tinha compromisso com os clubes do interior. As tabelas das competições promovidas pela FMF sempre foram tendenciosas e feitas para beneficiar os chamados grandes. Mas tudo isso mudou e para melhor.

Ídolo

Quem foi sempre será ídolo e isso a gente viu sábado passado no Jogo da Solidariedade, que teve a presença de Romário, hoje deputado federal. O jogador esteve sempre cercado por várias pessoas, principalmente crianças. Os meninos da APAE receberam carinho especial do “Baixinho”, que é gente boa e atencioso com todos, mesmo com a fama que tem.

CURTINHAS

O estádio Frei Epifânio não lotou, mas - a olho nu - pode ter recebido 5 mil pessoas no Jogo da Solidariedade///////Por isso, o objetivo foi plenamente alcançado////////O Imperatriz encerrou a temporada como começou, ou seja, com uma vitória///////O Maranhão veio a Imperatriz com time reserva e perdeu por 4 a 2////////O objetivo do MAC foi o de fugir do Sampaio na semifinal///////Mas se no Maranhão pensaram que pegariam uma sopa no mel, se enganaram///////O adversário da semifinal é o Santa Quitéria, que se classificou em primeiro lugar////////A emenda ficou pior do que o soneto////////Vinícius Saldanha se despediu agradecendo a todos de Imperatriz pelo apoio/////////////Vinícius acertou com o Guarani de Juazeiro (Ceará) para a temporada de 2012////////Viaja amanhã para Juazeiro/////////////////Futebol agora só as decisões do Campeonato Imperatrizense, entre Botafogo e Tiradentes, e do Copão Maranhão do Sul, entre Brejão e Tuntum.