Campeonato Brasileiro Série A – 32ª rodada
19h30 – São Paulo x Portuguesa – Morumbi
19h30 – Vasco x Coritiba – Moacyrzão
21h00 – Atlético-MG x Náutico – Independência

Campeonato Brasileiro Série B – 33ª rodada
16h20 – Oeste x Bragantino – Amaros
16h20 – Guaratinguetá x Chapecoense – Dario Leite
16h20 – Paraná x Palmeiras – Durival de Britto
17h20 – ABC x América-RN – Frasqueirão
17h00 – Avaí x Figueirense – Ressacada
21h00 – Icasa x BOA – Mauro Sampaio

Campeonato Brasileiro Série C – semifinal – ida
19h00 (HBV) – Vila Nova-GO x Sampaio – Serra Dourada

Copão Maranhão do Sul – decisão – ida
19h00 – Itinga x Açailândia – Ildemar Gonçalves

Copa Walter Lira – 1ª fase – 2ª rodada
16h00 – Goiás x Cruz Azul – Frei Epifânio

Organizar
A organização da Copa Walter Lira precisa se organizar. Foi antecipado para a última quinta-feira (31) JV Lideral x Melo Empreendimentos e a imprensa só ficou sabendo depois que o jogo já tinha sido realizado. Isso não pode acontecer. Uma pessoa não pode centralizar e querer fazer sozinho uma competição dessa grandeza. Não tem como. Portanto, na próxima vez que forem feitas alterações, que se comuniquem. Hoje tem muita facilidade para que isso aconteça; é e-mail, whatsapp, telefone celular, telefone fixo. Todos esses meios rápidos de se comunicar. Mas nesse caso, porque a gente já conhece de outros carnavais quem está coordenando, o que está faltando mesmo é organização e ele tirar a cascavel do bolso e não querer só para ele. Precisa dividir o bolo. Está dado o recado.

Castelão
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) surpreendeu a todos, inclusive a mim, e decidiu reconsiderar o pedido de efeito suspensivo ao Sampaio e a partida de volta com o Vila Nova-GO, no dia 9 de novembro, às 19h, será realizada em São Luís. Para atender ao que determina o Estatuto do Torcedor, o Sampaio chegou a indicar o Estádio Lindolfo Monteiro para local da partida. A notícia foi confirmada pelo presidente da FMF, Antônio Américo, que foi pessoalmente ao Rio de Janeiro atuar como advogado do Sampaio no caso. O julgamento do recurso interposto pelo Sampaio contra a punição pela perda de mando de campo será julgado no dia 7 de novembro, mas mesmo que a condenação venha a ser mantida, a partida de volta com o Vila Nova será no Castelão. Eu falei anteriormente que o Sampaio não iria conseguir o seu intento em função de que o STJD é muito rígido neste tipo de problema, que é o de jogar objetos nos jogadores adversários. Mas estou vendo que o STJD não é mais aquele. Melhor para o Sampaio, que vai ter um grande público no jogo de volta. Merecido, diga-se de passagem.

Reclamando
Os demais clubes estão reclamando muito da FMF, principalmente do diretor de competições, Antonio Henrique, pelo adiamento do início do returno da Copa Cidade de São Luís. Com esses adiamentos, foram oneradas as folhas de pagamento dos clube em mais da metade dos valores atuais. O presidente do Imperatriz, Edvaldo Cardoso, por exemplo, está indignado, pois o time cavalino jogou pela última vez no dia 6 de outubro e ainda não sabe quando volta a jogar. E esse mesmo coro é ouvido dos demais dirigentes. Os times estão parados e pagando para jogar.

CURTINHAS
A FMF precisa definir logo o reinício da Copa Cidade de São Luís/////////Os clubes não aguentam mais pagar sem jogar///////////Nesta questão, alguns falam e outros estão calados, como Moto e Maranhão///////////Ninguém está vendo, ouvindo ou lendo alguma reclamação de Moto ou Sampaio nesse caso//////////Compreende-se que o Sampaio é o foco, mas os demais clubes têm de ser respeitados///////////Por falar em Sampaio, hoje o time boliviano enfrenta o Vila Nova de Goiás pela semifinal da Série C/////////O jogo é no Serra Dourada, em Goiânia, e o início para nós maranhenses é às 18 horas e às 19 horas (horário de Brasília)/////////“Toda a educação, no momento, não parece motivo de alegria, mas de tristeza. Depois, no entanto, produz naqueles que assim foram exercitados um fruto de paz e de justiça”. (Hebreus 12:11).