Campeonato Brasileiro Série A – returno – 25ª rodada
21h00 – Vasco x Internacional – Moacyrzão
Indecente
Esse é o adjetivo para conceituar a proposta que será colocada na mesa da reunião do Conselho Arbitral marcada para esta sexta-feira (4) pela FMF. Pela proposta, Sampaio, Moto e Maranhão não serão mais rebaixados. A FMF irá buscar o tal de ranking de clubes, que não existe mais para essa finalidade desde o advento do Estatuto do Torcedor. Aliás, essa proposta é do atual diretor de futebol da FMF, Antonio Henrique, que quando da decisão do título do primeiro turno do campeonato maranhense deste ano, falou-me que iria colocar essa proposta. Eu até disse para ele que era uma má ideia e que, certamente, não seria aceita pelos demais clubes. Aí é como diz aquela personagem do programa A Praça é Nossa: “vai que cola”.
Retrógrada
Tenho certeza absoluta que essa ideia de gerico da FMF e dos que estão apoiando não vai vingar, porque os demais clubes não aceitarão essa coisa nojenta. Estão querendo voltar o futebol maranhense aos velhos tempos em que os chamados grandes podiam tudo e os demais nada. De repente, o diretor de futebol recoloca a ideia de também os títulos serem disputados só em São Luís, mesmo que os clubes do interior estejam com a vantagem. Acabem com a ida e volta.
Estadual 2014
A reunião desta sexta-feira (4) é a primeira para discutir o campeonato estadual de 2014, que conforme o calendário anunciado pela CBF, terá de ser realizado de 12 de janeiro a 1º de maio. A competição será disputada por 10 equipes, que deverão ser divididas em dois grupos: Sampaio, Moto, Maranhão, São José, Imperatriz, Bacabal, Santa Quitéria, Araioses, Cordino e Balsas. A fórmula deverá ser como a que está sendo feita na Copa São Luís, com a diferença de que os jogos serão de ida e volta nos dois turnos.
Repercussão negativa
A notícia do que em São Luís estão chamando de blindagem aos grandes teve, como não poderia deixar de ser, repercussão negativa nos meios do futebol. Companheiros da crônica da capital não aceitam a ideia. Não aceitam nem que essa coisa seja colocada em pauta. A disputa tem de ser dentro de campo e não nos bastidores. Na verdade, estão ressuscitando algumas múmias no futebol maranhense e aí vêm essas ideias absurdas que não cabem mais no futebol moderno, desde que foi editado e aprovado o Estatuto do Torcedor.
Contra
Em contato telefônico com o presidente do Imperatriz, Edvaldo Cardoso, ele disse à coluna que já havia recebido telefonemas de outros dirigentes, como o presidente do Bacabal. Os próprios dirigentes de Moto, Sampaio e Maranhão estão achando que a FMF tem coisas mais importantes para se preocupar. Se isso for aprovado, fato que não acredito, seria bom que os outros clubes se afastassem e deixassem a FMF fazer o estadual de 2014 apenas com Moto, Sampaio e Maranhão.
CURTINHAS
É realmente de tirar a gente do sério uma proposta dessa que a FMF quer colocar na pauta da reunião do Conselho Arbitral desta sexta-feira/////////Eu diria, para ser mais drástico, que isso é uma molecagem/////////Estão querendo recolocar o futebol maranhense como nos velhos tempos e nós não podemos deixar que isso aconteça//////////Mais uma vez, estão querendo rasgar o Estatuto do Torcedor no futebol maranhense///////////Precisa inclusive que a CBF seja comunicada desse fato e intervir para que essa ideia absurda e retrógrada não seja nem colocada na mesa para discussão///////////Já não bastassem os desmandos que a FMF vem praticando, como a invasão do Frei Epifânio no primeiro jogo da decisão do estadual, ainda me vem essa////////////Os dirigentes dos demais clubes que fiquem atentos às manobras///////////Não permitam que o futebol maranhense seja mais uma vez achincalhado/////////Não podemos mais aceitar esse tipo de coisa///////////“De que serve ao homem conquistar o mundo inteiro se perder a alma” (Marcos 8:36).
Edição Nº 14821
Jogos de hoje
Dema de Oliveira
Comentários