Copa Libertadores – semifinal – ida
21h50 – Newells Old Boys x Atlético-MG – Islas Malvinas (Rosário)

Recopa Sul-Americana – ida
21h50 – São Paulo x Corinthians – Morumbi

Mudou o discurso
Durante a Copa das Confederações, os jogadores da seleção brasileira ficaram durante todo o tempo mantendo distância do tom político dos protestos que tomaram conta do país desde que iniciou o torneio. Mas, após a conquista do título, o discurso mudou. O capitão Thiago Silva reconheceu que a postura aparentemente distante dos jogadores em relação aos protestos era uma necessidade que, não necessariamente, refletia o que se passava internamente. A seleção entrou em campo driblando a política, mas com o objetivo de dar alegria a um povo descontente com a situação do país. O zagueiro brasileiro disse que todos na seleção sabiam do momento que o Brasil estava vivendo, mas que não podiam dar qualquer pronunciamento para que o objetivo - que era o título da Copa das Confederações - fosse esquecido. Daniel Alves deixou claro que esse sentimento foi levado para o gramado do Maracanã na final. Segundo Daniel, o povo brasileiro precisava do esforço deles, porque a seleção é o povo e os jogadores representam o povo. O momento principal que tocou os jogadores, principalmente na decisão, foi o Hino Nacional cantado por mais de 70 mil torcedores no Maracanã.

Aula de futebol
Nós brasileiros estamos eufóricos demais com a conquista do tetra da Copa das Confederações e, por isso, é sempre bom relembrar os grandes momentos do jogo da decisão entre Brasil e Espanha. Na verdade, o que foi demonstrado naquele jogo foi uma verdadeira aula de futebol, ministrada pelo grande Luiz Felipe Scolari, que “matou” a Rojas com marcação, velocidade, finalização e principalmente muita disciplina tática. O Brasil marcou os principais jogadores de armação de jogadas da seleção da Espanha, que são Xavi e Iniesta. “Matou” a jogada em seu nascedouro. Que eu me lembro, apenas em um momento em todos os 90 minutos, a única jogada da Espanha com mais perigo foi a que o atacante Pedro recebeu pela direita e lado esquerdo da defesa do Brasil, em um momento em que o time brasileiro teve a única desatenção no jogo. Pedro tirou do goleiro Júlio César, mas David Luiz salvou o gol, que poderia ser nefasto naquele momento. No resto, só deu Brasil.

Brasileirão
Com o término da Copa das Confederações, as atenções agora estão voltadas para a Libertadores, Recopa e o Campeonato Brasileiro nas suas quatro séries. Ontem já teve um jogo válido pela semifinal da Libertadores, entre Olímpia do Paraguai e Independente de Santa Fé, da Colômbia, e hoje tem Newells Old Boys e Atlético-MG. Hoje também será realizado o jogo de ida pela Recopa Sul-Americana, entre o campeão da Copa Sul-Americana de 2012 (São Paulo) e o campeão da Libertadores de 2012 (Corinthians). O Brasileirão recomeça na 6ª rodada com quatro jogos no próximo sábado: Flamengo     x Coritiba; Náutico x Ponte Preta, Atlético-PR x Grêmio, Portuguesa x Cruzeiro. A Série B, recomeçou ontem, com dois jogos da 7ª rodada: Bragantino x América-RN e Paysandu x Guaratinguetá. Na Série D, recomeça domingo com jogos de todos os oito grupos.

Terra do Frei
Aqui para as bandas da Terra do Frei, o JV Lideral iniciou, na tarde de ontem, as atividades visando o Campeonato Maranhense da Segunda Divisão, no qual o Tricolor do Camaçari estreia dia 4 de agosto no Frei Epifânio, contra o Itapecuruense. O JV Lideral iniciou os treinos com os jogadores campeões do Torneio Sub-19 recém-terminado, do qual foi o campeão e garantiu vaga para a Copa São Paulo de 2014. O treinador Mael Reis vai mesclar o time com alguns jogadores com mais experiência. E também já começou a contagem regressiva para o início da maior competição entre seleções municipais do estado. O Copão Maranhão do Sul começa dia 20, com Vila Nova dos Martírios x Imperatriz.

CURTINHAS
No que se refere ao Cavalo de Aço, além da briga com a FMF, a diretoria está definindo o cronograma de atividades para a formação do time sub-19 para a Copa Maranhão, que garante a outra vaga do estado na Copinha///////////Além disso, vai correr atrás da formação do time para o próximo torneio da FMF, que é seletivo para a Copa do Brasil de 2014/////////O campeão garante a segunda vaga/////////No amador, os representantes de clubes reúnem-se hoje com o prefeito Sebastião Madeira para definir o patrocínio para o Campeonato Municipal da Primeira Divisão desta temporada///////////A reunião acontece às 19h, na sede da LIF, no estádio Frei Epifânio.