Copa das Confederações – 1ª fase – 1ª rodada
Grupo A
16h00 – Brasil x Japão – Mané Garrincha (Brasília)
Estreia
O Brasil abre hoje, contra o Japão, a Copa das Confederações e vai em busca do tetra. O Brasil está no grupo A, junto a Japão, Itália e México. Esse grupo é considerado o da morte. Só que o grupo B, que tem Espanha, Nigéria, Uruguai e Taiti, também não é fácil. Amanhã, dando continuidade à primeira rodada da primeira fase, serão realizados mais dois jogos: México x Itália, às 16 horas, no Maracanã, pelo grupo A, e Espanha x Uruguai, às 16 horas, na Arena Pernambuco, em Recife, pelo grupo B.
Taiti
O Taiti é a maior ilha da Polinésia Francesa, localizada no arquipélago das Ilhas da Sociedade. A capital é Papeete, situada na costa noroeste da ilha. Ela tem um comprimento de 45 quilômetros nos seus pontos mais distantes e cobre aproximadamente 1.036 quilômetros quadrados. Seu pico mais elevado, o monte Orohena, culmina a 2.241 metros sobre o nível do mar. O clima é quente e úmido. A população do Taiti é de 178.133 habitantes, conforme censo de 2007. Portanto, um país menor do que a cidade de Imperatriz em relação a número de habitantes. Entre esses 178.133 habitantes, estão os 23 jogadores da seleção do Taiti, considerada a grande zebra da Copa das Confederações e que conquistou o título da Copa da Oceania. Vinte e dois jogadores da seleção do Taiti são amadores. Apenas um joga fora do seu país.
Tabu
Parece até que é uma sina do Imperatriz perder sempre para o Maranhão em decisões de títulos. Na quinta-feira, isso aconteceu novamente. Mais uma vez, o Imperatriz saiu na frente e não teve poder para segurar o placar. O goleiro Alberto cometeu a penalidade logo aos dois minutos, convertido por Casagrande, e o time endoidou de vez. Ninguém mais conseguiu jogar. Aos 11 minutos, a ducha de água fria. Novamente Casagrande, na maior moleza devido a falha na defesa, fez – como se costuma dizer na gíria dos boleiros – o “raspa bosta” e colocou a bola no fundo da rede do Imperatriz. Daí para frente, foi um perde e ganha danado, o time se desmantelou todo, ninguém mais jogou nada e pela quarta vez, levando em conta a decisão do primeiro turno do Estadual de 2003, o Bode superou o Cavalo.
No Moto
Não acho legal quando um treinador está trabalhando em um clube e, antes de se desligar, já fechou com outro, como foi o caso do Celinho. Ele estava na área técnica com pensamento voltado para o Moto, onde deve se apresentar hoje. É um treinador ainda jovem, sabe das coisas, porque foi um grande jogador e teve grandes treinadores, entre eles o Fito Neves, mas em todos os jogos em que o Imperatriz esteve em desvantagem não conseguiu dar ao time condições de reação. Desejo a Celinho que ele recoloque o Moto na elite, de onde, aliás, o Papão jamais deveria ter saído.
Destino
Ontem, por mais que houvesse contato, a coluna não conseguiu falar com o presidente Edvaldo Cardoso, que deverá tirar alguns dias para descansar, já que a batalha foi árdua. Acho até que o presidente deveria juntar toda a diretoria e dar uma coletiva à imprensa para falar qual será o destino do Imperatriz neste segundo semestre. A competição que vai definir a segunda vaga para a Copa do Brasil somente deverá começar em setembro. Isso porque o campeão e o vice da segunda divisão também vão participar da competição, e a segundona maranhense só começará em agosto. Os jogadores de São Luís e de outras cidades nem voltaram mais. Apenas os de Imperatriz, como Lindoval, Rubens, Emanuel, Ricardo Feltre e os de estados do sul, que logicamente vão receber suas passagens e retornar às suas cidades.
CURTINHAS
Como não conseguiu o título e, consequentemente, a vaga para a Copa do Brasil, o Imperatriz vai ter de montar um novo time para o segundo semestre/////////De repente, diante das dificuldades financeiras, pode até não disputar essa competição////////Não acho legal ficar fazendo campanha para angariar dinheiro////////Isso não pode ser feito sempre//////////Edvaldo tem de vir a público e prestar contas do que foi pago com esse dinheiro para dar satisfação a quem fez doações//////////Acho que todos agora devem curtir a Copa das Confederações e depois pensar no que fazer no segundo semestre.
Edição Nº 14729
Jogos de hoje
Dema de Oliveira
Comentários