Copa Libertadores – quartas de final – jogos de ida
19h45 – Real Atlético x Independente Santa Fe – Inca
22h00 – Fluminense x Olímpia – São Januário

Copa do Brasil – 2ª fase – jogos de volta
19h30 – Vitória x Salgueiro – Fonte Nova
20h30 – Figueirense x Arapongas – Orlando Scarpelli
22h00 – Botafogo x CRB – Raulino de Oliveira
22h00 – Cruzeiro x Resende – Mineirão
22h00 – Santos x Joinville – Vila Belmiro

Descartado
Está descartado totalmente o primeiro jogo da decisão para o dia 30 de maio. Seja qual for o resultado da decisão do segundo turno – que seja Sampaio ou Maranhão o campeão – a primeira partida da decisão será no Frei Epifânio, em função de que as campanhas dos dois foram melhores do que a do Imperatriz. Por isso, o jogo de ida é no Frei Epifânio e o de volta, no Nhozinho Santos. A FMF informou que o primeiro jogo seria dia 29 caso seja o Maranhão e no dia 30 se for o Sampaio. Mas não vai ser possível em nenhum desses dois dias, haja vista que a festa católica de Corpus Christi será no Frei Epifânio. Corpus Christi é festejado dia 30, mas no dia 29 o estádio já estará à disposição do bispo Dom Gilberto Pastana.

Primeiro jogo
Como no dia 2 de junho Sampaio e Maranhão estreiam no Campeonato Brasileiro (Sampaio Série C e Maranhão Série D), vai ser difícil encontrar uma data. Além do mais, o Sampaio está anunciando um amistoso para a próxima quarta-feira contra o Nacional de Portugal no Castelão. E quem vai se ferrar nisso aí é só o Imperatriz, que vai ter de ficar mantendo o time sem jogar por mais alguns dias. Esse é o futebol profissional do Maranhão, que não tem ordem.

Copa do Brasil
Algumas pessoas me abordaram na rua e me perguntaram se, no caso de ficarem Imperatriz e Sampaio e o Tricolor for o campeão, o Cavalo de Aço garante vaga no Brasileiro da Série D de 2014 como vice-campeão, como ocorreu este ano com o MAC. Respondi a elas que não. E o motivo é que como o estadual maranhense está obedecendo o calendário da CBF, como tem de ser feito, ou seja, realizado de janeiro a maio, o campeão do próprio ano é que vai disputar a Série D. Portanto, quem vai disputar a Série D de 2014 é o campeão maranhense daquele ano. O campeão de 2013 só garante vaga na Copa do Brasil.

Incoerência
Mas, se for levado em consideração o que está acontecendo este ano, em que o estadual que iniciaria em janeiro só foi começar dia 17 de fevereiro e já estamos chegando no fim de maio e a competição ainda não acabou, o campeão e o representante maranhense na Série D, que começa dia 2 de junho, ainda não era conhecido. E aí como é que seria feito, já que o Sampaio passou para a Série C? Então, o exemplo deste ano deve servir de lição para o ano que vem, a fim de que o Estadual seja iniciado, na pior das hipóteses, na metade do mês de janeiro.

CURTINHAS
O Governo do Estado está enrolando os clubes de futebol com relação a este tal de Viva Nota////////Eu nunca vi coisa tão enrolada////////Os dirigentes de clubes do interior, coitados, ficam para lá e para cá, indo e voltando a São Luís, e vão e voltam de mãos vazias, sendo enrolados/////////No ano passado, o dinheiro foi disponibilizado, mas os clubes não receberam sequer um centavo/////////A alegação do governo foi de que já havia passado o prazo/////////E este ano, já vai chegando o final do mês de maio e até agora neca de pitibiriba, nenhum centavo/////////Qual seria o problema agora?/////////Com a resposta, o Governo do Estado/////////Nitidamente, eu vi, em um lance do jogo Maranhão x Bacabal, o Pedro Gusmão tirando o pé/////////Mas, por outro lado, para um clube que não tinha sequer diretoria e estava até ameaçando desistir, o Bacabal foi até muito longe////////Disputou o título do primeiro turno e chegou à semifinal do segundo.