Copa Libertadores – oitavas de final – volta
22h15 – Nacional (URU) x Real Atlético – Parque Central

Copa do Brasil – 2ª fase – ida
19h30 – América-RN x Atlético-PR – Barretão
21h50 – Bragantino x Ponte Preta – Nabi Abi Chedid

Prego batido e ponta virada
Para quem ainda tinha dúvida, prego batido e ponta virada, está decidido. O Campeonato Estadual de 2014 será com dez clubes e os três primeiros colocados na divisão de acesso deste ano sobem para se juntar às sete equipes que permanecerão este ano. Achei justa essa tomada de posição da FMF para acabar com essa chatice de uma competição com número ímpar. Os dirigentes federacionistas fizeram o certo. Tomaram para si a decisão, para que isso não ficasse sendo remoído e discutido em várias e exaustivas reuniões. Se o Estatuto da FMF permite essa tomada de posição da diretoria, nada se tem mais a falar ou discutir.

Grupos
Achei também muito boa a ideia de dividir as dez equipes em grupos e com certeza será o grupo do interior e o da capital. Aliás, isso já foi feito e deu certo, inclusive enxugando a competição com jogos sem expressão. No primeiro turno, as equipes jogarão entre si nos respectivos grupos e as duas melhores se classificam para a semifinal. No segundo, os jogos serão de grupos contra grupos, classificando também as duas melhores de cada grupo para a semifinal. Com a divisão de grupos, diminuem até as longas viagens. Essa forma de disputa é como a do Campeonato Carioca, por exemplo.

Nomes
Já que vale sugestões, os dois turnos poderiam receber denominações. O primeiro poderia ser, por exemplo, Taça Timbira e o segundo, Taça Estado do Maranhão. Mas já existem outras sugestões, como dar nomes de pessoas homenageadas. Particularmente, eu não gosto muito dessa coisa de homenagear pessoas vivas dando os nomes delas em taças e troféus. Acho que seria mais prudente colocar o que sugeri, mas a coisa é democrática, e quem sou eu para querer e ser do meu jeito? Mas tudo isso ainda está na base da sugestão. O que posso afirmar é que a forma de disputa é excelente.

Boa notícia
Uma boa notícia para os clubes que estão disputando o Campeonato Maranhense. Em uma semana ou, na pior das hipóteses duas, o governo do Estado deverá liberar os recursos do Viva Nota. Como o Campeonato Maranhense está terminando, os clubes receberão os recursos antecipados, mas terão que promover a troca de ingressos para os jogos das competições que serão realizadas no segundo semestre. Os clubes, logicamente, vão agradecer penhoradamente ao governo, pois as finanças estão balançando.

CURTINHAS
O presidente do Moto, jornalista Roberto Fernandes, está buscando alternativas, principalmente financeira, para que o “Papão” volte forte à elite do futebol maranhense/////O clube vem de dois rebaixamentos em três anos////Além do financeiro, a preocupação é com a contratação da comissão técnica e a montagem do time///////Que o Moto vai subir de volta à elite este ano, não se tem dúvida////////Não se pode admitir que o Rubro-negro não esteja entre os três que terão acesso este ano//////E não pode ter outra colocação que não seja o primeiro lugar/////A próxima competição da LIF será o Campeonato Imperatrizense Sub-13, que começa semana que vem//////Os campeonatos da primeira e segunda divisões serão em agosto/////Os árbitros já informaram ao chefe do quadro da LIF, Magno Cabral, que este ano só trabalham nos campeonatos da primeira e segunda divisões se a taxa for paga pelos clubes/////Não aceitam mais essa questão de ficar esperando verba da prefeitura que nunca chega, como aconteceu nos últimos dois anos/////Os árbitros estão certos.