Campeonato Maranhense 2ª Divisão – última rodada
18h00 – Balsas x JV Lideral – Cazuza Ribeiro
18h00 – Expressinho x Americano – Nhozinho Santos

Calça de veludo ou bumbum de fora
Essa é a situação do JV Lideral para o jogo de hoje contra o Balsas, que vai decidir o retorno do Tricolor do Camaçari à primeira divisão do futebol maranhense. Teve todas as chances do mundo para já ter saído do Camaçari com a vaga garantida, porque fez três dos seis jogos que serão realizados pelo Campeonato Estadual da Série B. Dos nove pontos que disputou no Walter Lira, o JV Lideral conquistou apenas um. Foi para São Luís e não ganhou nenhum jogo, empatou em 1 a 1 com o Expressinho e em 2 a 2 com o Americano. Venceu apenas uma partida, a contra o Expressinho, no Walter Lira, por 3 a 1, e perdeu para o Balsas em casa. Por tudo isso é que a decisão será no Cazuza Ribeiro, às 18 horas. Para sacramentar de vez a passagem de volta à elite sem depender de resultado alheio, o JV Lideral precisa vencer o Balsas hoje por qualquer placar.

Situação
A situação é a seguinte. O JV Lideral tem 6 pontos ganhos e, se vencer o Balsas, chega a 9 pontos e nada mais pode impedi-lo de ser vice-campeão, garantindo a volta à primeira divisão. Se empatar, chega a 7 pontos ganhos e vai depender do resultado de Americano x Expressinho. Nesse caso, terá de torcer para que o Americano não vença o Expressinho. O Americano tem 5 pontos ganhos e se vencer chega a 8 e conquista o vice-campeonato. O Expressinho também tem chances e conquista o vice-campeonato e o retorno à elite se vencer o Americano e o JV Lideral perder para o Balsas. Então, são essas as situações que podem ocorrer nos dois jogos de hoje. Por esse motivo, a FMF, através do presidente Antonio Américo, decidiu que os dois jogos: Balsas x JV Lideral e Expressinho x Americano iniciem no mesmo horário, ou seja, às 18 horas.

Campeão
A Sociedade Esportiva Balsas Futebol Clube é a campeã maranhense da segunda divisão e garantiu sua passagem para a elite com antecedência de três rodadas. Hoje, além de tudo, será o jogo das faixas e da entrega da taça de campeão maranhense da segundona. A situação é difícil para o JV Lideral justamente porque o Balsas não vai querer as faixas carimbadas. Todos os ingressos colocados à venda foram vendidos e isso quer dizer que o Cazuza Ribeiro vai estar lotado. Os balsenses estão eufóricos com a passagem do time da capital maranhense da soja para a primeira divisão. Isso movimenta a cidade. O futebol é realmente um esporte sensacional. Balsas, sem dúvida, será uma excelente praça para os demais clubes maranhenses.

Personagens
Nesse imbróglio todo que foi a festa de despedida do meia Cristiano, algumas personagens deixaram de ser lembradas. Um dos que contribuíram muito para o título foi Emerson Mendes, que chegou como jogador e depois virou supervisor e foi realmente uma grande figura. Dessa turma de 2005, tem até gente que já se foi, como o caso do massagista Sabbá. Não se pode deixar de lembrar também de outras personagens, como os jogadores Zé Neto e Paulo Sousa, dois que estiveram no jogo e não tinham sido lembrados. Enfim, todas aquelas pessoas que direta ou indiretamente fizeram parte daquele grande time que não tenham sido lembradas, as nossas desculpas porque já se foram sete anos daquela conquista e às vezes a memória falha.

CURTINHAS
Nesta questão entre o presidente da CEAF, Marcelo Filho, e o presidente da Liga Imperatrizense de Futebol (LIF), Esmeraldo Júnior, os únicos que não podem ser prejudicados são os árbitros////////Que o seu Marcelo não venha tirar onda de ditador que não vamos permitir/////////Que ele e o Júnior tirem as suas diferenças sem prejudicar os árbitros imperatrizenses, que têm seus direitos, como os demais do quadro////////O que percebo é que uns árbitros são mais escalados do que os outros////////Aqui em Imperatriz, por exemplo, o mais escalado este ano foi o Ivo Pereira//////////Mas poderia ter sido o Ranilton, o Aldonisio, por exemplo////////Os assistentes, principalmente os de ponta, como Sandro Medeiros e Cicero Romão, não podem reclamar, pois foram várias vezes escalados/////////Nessa questão de arbitragem no Maranhão, eu não acredito e não tem quem me faça acreditar que existe sorteio////////Os árbitros são escalados de acordo com a conveniência do jogo, principalmente se tem grande na partida////////A arbitragem no Maranhão tem de ser moralizada/////////É por isso que os grandes clubes do Maranhão não se dão bem em nível nacional.