Campeonato Brasileiro Série A – 19ª rodada
16h00 – Internacional x Grêmio – Beira Rio
16h00 – Botafogo x Flamengo – Engenhão
16h00 – Corinthians x São Paulo – Pacaembu
16h00 – Figueirense x Coritiba – Orlando Scarpelli
18h30 – Cruzeiro x Atlético – Independência
18h30 – Sport x Náutico – Ilha do Retiro
18h30 – Bahia x Atlético-GO – Pituaçu
Campeonato Brasileiro Serie C – 9ª rodada
16h00 – Cuiabá x Salgueiro – Presidente Dutra
16h00 – Treze x Luverdense – Ernani Sátiro
Campeonato Brasileiro Série D – 10ª rodada
16h00 – Juventude x Metropolitano
– Alfredo Jaconi
16h00 – V. da Conquista x CSA-AL
– Lomanto Júnior
16h00 – Petrolina x Campinense – Paulo Coelho
16h00 – Horizonte x Ypiranga – Horácio Sousa
16h00 – Sousa x Feirense – Antonio Mariz
16h00 – Arapongas x Brasil – José Chiappin
16h00 – CRCA x Sobradinho – Genervino Fonseca
16h00 – Ceilândia x Aparecidense
– Maria de Lourdes Abadia
16h00 – Friburguense x Guarani-MG
– Eduardo Guinle
16h00 – Marília x Cianorte – Bento de Abreu
16h00 – Cerâmica x Mogi Mirim
– Antonio Vieira Ramos
16h00 – Araguaína x Comercial
– Leôncio Miranda
16h00 – Nacional-MG x Volta Redonda
– Arena do Calçado
17h00 – Sampaio x Mixto – Nhozinho Santos
Surpresa nada
Não se entende por que todas as vezes que um time do interior vence o Sampaio no Nhozinho Santos dizem que foi uma surpresa o resultado. Como ocorreu com Cordino e Sabiá, que venceram o Tubarão pela Copa União. Surpresa nada. Futebol é jogado com onze jogadores de cada lado. A diferença é tão simplesmente porque um clube tem maior investimento do que o outro. Mas essa história de surpresa quando um clube de menor investimento vence um de maior não existe. O Sampaio está disputando a Copa União com o time B, mas não deixa de ser Sampaio.
Ducha de água fria
Estamos publicando hoje uma matéria em que o secretário da Fazenda, Cláudio Trinchão, mais uma vez fala sobre o Viva Nota. Ele reitera que os clubes não podem ficar alardeando que dependem do Viva Nota para sobreviverem. Quanto ao pagamento das cotas, Trinchão jogou uma ducha de água fria em quem está pensando que o Viva Nota vai sair nos próximos dias. Segundo o secretário, antes de 30 dias não tem como.
Paralisação
E como já tem dirigentes de clubes querendo paralisar a Copa União, com essa agora, me parece que o movimento vai ter mais adeptos. Na próxima terça-feira (28), os dirigentes de clubes terão uma nova reunião em São Luís, quando farão nova avaliação sobre a situação. E aí ninguém sabe o que pode acontecer. A maioria dos sete clubes que estão disputando a Copa União é contra a paralisação. Vamos aguardar os acontecimentos.
Desdém
Pelo que estou observando, sinto que muitos estão tratando a Copa União com total desdém. E isso tudo é porque o Sampaio perdeu os seus dois jogos, ambos por 1 a 0, para Cordino e Sabiá, todos em casa. E justo também porque estavam achando que o Sampaio, mesmo com o time B, iria ganhar de todo o mundo e vencer a Copa União invicto. Li em um blog da Ilha que a Copa União para o Sampaio tanto faz como tanto fez. E fala até da falta de necessidade do clube estar disputando-a. Com total desdém, finalizou o blogueiro: “As derrotas na Copa União não importam tanto. Mas o que preocupa é a possibilidade disso chegar ao time principal, que tem a Série D como foco. Como dito, uma competição desnecessária que gera um desgaste no clube”.
CURTINHAS
Na realidade, o que está preocupando todos nós que queremos que o futebol maranhense saia da quarta divisão é que essa situação do Sampaio na Copa União possa respingar no Brasileiro da Série D////////Isso porque todos nós sabemos que o time boliviano tem um histórico negativo quando chega no mata-mata////////Mas aí a desdenhar a Copa União só porque o Sampaio ainda não venceu, a distância é longa////////As demais equipes que estão disputando a Copa União precisam ser respeitadas, principalmente Cordino e Sabiá, que venceram o Sampaio/////////Se o Tricolor tivesse vencido as duas partidas, certamente os comentários seriam outros/////////////////////Inclusive, ao meu ver, estão protegendo muito o Sampaio, que não jogou nenhuma partida fora de casa/////////Enquanto isso, o Imperatriz já jogou duas fora de casa//////////E vai jogar novamente fora de casa contra o próprio Sampaio/////////Hoje, nos causos do futebol, vamos lembrar algumas frases ditas com muita sabedoria, como essa de Augusto Branco: “Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras”.
Comentários