Campeonato Brasileiro Série B – 19ª rodada
21h00 – Ceará x Vitória Bahia – Presidente Vargas

Na competição
O presidente Edvaldo Cardoso disse não a quem está tentando fazer os clubes desistirem de disputar a Copa União, que é uma competição importante porque garante ao campeão uma vaga na Copa do Brasil de 2013. Isso tudo está sendo gerado em função do Viva Nota, que até o momento ainda não se sabe quando é que serão pagas as cotas desta temporada. Mas se a competição começou sem o Viva Nota, tem de seguir até o fim. Quem não quiser faça como Santa Quitéria e Viana, que desistiram sem apelar para nenhum outro clube. O Bacabal agiu mal. Deixou a competição iniciar e fez essa coisa feia de W x O. Poderia ter feito como Santa Quitéria e Viana e ter saído antes. O Imperatriz continua na disputa e na liderança; não tem porque entrar nessa de paralisar a competição. O que se sabe é que cada um está buscando os seus interesses. Inclusive, existe interesse que a competição seja paralisada. A troco de que ninguém sabe.

Bonito
Vi as fotos do estádio Castelão, que está muito bonito. O estádio foi todo modernizado, colocadas cadeiras e diminuído de 75 mil para 46 mil torcedores, um número excelente. Não precisa ser mais do que isso, está de bom tamanho. A reinauguração será dia 9 de setembro com um jogo do Sampaio pelo mata-mata do Campeonato Brasileiro da Série D e Moto x Maranhão pela Copa União. As duas maiores cidades do estado estão com dois belíssimos estádios. Imperatriz com o Frei Epifânio, também todo reformado e com cadeiras.

Clubes e FMF
Nesta questão das cotas do Viva Nota, os culpados de até agora não terem recebido o repasse são os próprios clubes e a FMF. No ano passado, as cotas foram pagas normalmente através da AmaClubes, que é uma entidade limpa, sem mácula nenhuma e que poderia ficar recebendo e repassando o dinheiro aos clubes sem nenhum problema. Entretanto, os clubes e a FMF acharam de criar uma fundação retirando as prerrogativas da AmaClubes e agora deram com os burros n’água. Estão tendo essa dificuldade toda. Deveriam ter deixado como estava. Em time que está vencendo não se mexe.

Certidões
A questão é que a tal fundação que foi criada tem vínculo com a FMF. Mediante isso, o procurador que está cuidando do caso Viva Nota pediu certidões da entidade, mas a FMF não tem condições de tirar essas certidões, porque deve a duas pessoas: Deus e o mundo, principalmente no que se refere a obrigações sociais que são as certidões exigidas. Aí a coisa pegou. Por mais que estejam tentando provar que não existe vínculo entre essa fundação e a FMF, a situação é a mesma. A FMF e clubes estão tentando, por vias políticas, liberar a grana. E por que cargas d’água não retornam tudo para a AmaClubes? Essa é a pergunta que fica no ar.

Reativado
O contrato do atacante Edgar foi reativado pela CBF e o jogador já pode até defender o Bode Gregório pela Copa União. Entretanto, desde que teve a liminar cassada e mesmo tendo sido obrigado pela lei ainda não se apresentou ao Maranhão. O novo contrato de Edgar com o Maranhão vai até maio de 2014. Dessa vez, o MAC colocou uma multa rescisória de um milhão e quinhentos mil reais. Com tudo isso, o MAC nunca afastou a possibilidade de uma negociação com o Sampaio.

CURTINHAS
Nessa questão do Viva Nota, dou razão ao secretário da Fazenda, Cláudio Trinchão, quando ele diz que a sobrevivência do futebol profissional do Maranhão não pode ficar vinculada ao Viva Nota///////Não tem nada a ver////////Antes não tinha o Viva Nota e os clubes existiam e disputavam competições do mesmo jeito//////Nos causos do futebol de hoje, dizem que essa história é verdadeira/////Estavam conversando as mães do Bebeto, do Ronaldinho e do Júnior Baiano. Falou a mãe do Bebeto: - Meu filho foi criado com leite de cabra preta. Falou a mãe do Ronaldinho: - Meu filho foi criado com leite de vaca holandesa. Falou a mãe do Júnior Baiano: - Meu filho foi criado com leite de magnésia. É uma cagada atrás da outra////////Bebeto e Júnior Baiano já pararam com o futebol profissional e Ronaldinho ainda está na ativa.