Campeonato Brasileiro Série A – turno – 1ª rodada
18h30 – Sport x Flamengo – Ilha do Retiro
18h30 – Palmeiras x Portuguesa – Pacaembu
21h00 – Figueirense x Náutico – Orlando Scarpelli

Campeonato Brasileiro Série B – turno – 1ª rodada
16h00 – Boa x Avaí – Dilzon Melo
16h20 – Criciúma x Guaratinguetá – Heriberto Hulse
16h20 – Paraná x Guarani – Durival de Brito
16h20 – Joinville x Atlético-PR – Arena Joinville
16h20 – América-RN x Goiás – Nazarenão
16h20 – Grêmio Barueri x Vitória-NA- Arena Barueri

Campeonato Maranhense Sub-18 – etapa sul – 1ª fase – 1ª rodada
15h45 – Itinga x Guarani – Demarzão
15h45 – Marília x Imperatriz – Pereirão
15h45 – Projeto Alcance x JV Lideral – Frei Epifânio

Campeonato Imperatrizense Master – 1ª fase – 6ª rodada
16h00 – Atacadão Sol Nascente x Independente – Walter Lira II

Copa Rildo Amaral – 1ª fase – 2ª rodada
16h00 – Cila Real x Feirinha Nova Imperatriz – Jacozão
16h00 – Botafogo x Ferrari – Quirinão
16h00 – Fiel Cavalina x Elétrica JN – CT MA do Saul campo I
16h00 – Atlético Vila Vitória x Juventude – Sólon Santos
16h00 – Cruzeiro x Sport – Vila Fiquene

Fatura liquidada
Tenho todo o respeito ao time do Cordino, que foi heroico ao sair de um quase rebaixamento para disputar a final do segundo turno, mas - no meu entendimento - a fatura a favor do Sampaio já está liquidada. Jogando em São Luís, dificilmente o Cordino terá condições de virar o jogo. E, mesmo que fosse fora de São Luís, a coisa é difícil. Embora no futebol aconteçam fatos improváveis, nesse caso virar um placar de 4 a 1, em que o adversário pode perder até por uma diferença de quatro gols, empatar e perder pelo mesmo placar, não terá como. O Cordino pode já pensar na Copa União, porque o Estadual, para as suas cores, já era.

Virada de mesa
Muito embora o presidente da FMF, Antonio Américo Lobato, já tenha garantido que virada de mesa no futebol maranhense nunca mais, existem comentários na capital de que já estariam arquitetando um caso desse. Segundo informações, para proteger o Moto, ninguém cairia e com os dois que subirem este ano, o Estadual de 2013 seria com 12 clubes. Não acredito nessa possibilidade, mas nunca se sabe o que pode acontecer no já combalido futebol profissional maranhense. Se os clubes, que são a assembleia, votarem por um caso nojento como esse de virada de mesa, está definitivamente decretada a falência do nosso futebol profissional. Ninguém, em sã consciência, vai querer investir em um futebol cheio de falcatruas como o maranhense.

CURTINHAS
Já estão de novo com essa conversa mole de três vagas para o Maranhão na Copa São Paulo Júnior/////////Acho que não é bom que fiquem alardeando isso por aí, porque chega na hora e aparece apenas uma, como vem ocorrendo////////Falam que o JV Lideral seria compensado com uma vaga mesmo que não conquiste o Sub-18 Estadual////////////Isso para compensar a lambança que fizeram este ano e que até hoje sequer ressarciram o clube tocantino das despesas com a competição da qual o Tricolor do Camaçari foi campeão e que, mesmo assim, não conseguiu a vaga////////Prometeram e não cumpriram//////////Vinte clubes da primeira divisão do futebol brasileiro começam hoje a corrida atrás do título brasileiro e de quatro vagas para a Libertadores 2013////////Hoje o Brasileirão será aberto com três jogos////////De São Luís, me disseram que o precursor da ideia de virada de mesa seria o Geografia, que ainda está com aquelas ideias retrógradas///////Mas duvido que o presidente da FMF coloque isso pelo menos em discussão.