Campeonato Brasileiro Série B – 19ª rodada
20h30 – Sport Recife x Vila Nova-GO – Ilha do Retiro
20h30 – Goiás x Guarani – Serra Dourada

Anunciada

Muita gente está dizendo que o Imperatriz foi surpreendido com a derrota para o São José de 1 a 0, na abertura da Copa União. Eu diria que a derrota foi anunciada. É que, com bons jogadores, o técnico Vinícius Saldanha se entusiasmou e resolveu escalar todos eles, por isso improvisou muito. Digo anunciada a derrota porque, se não estava dando certo e a gente viu isso nitidamente, o sistema tático empregado tinha de ter sido desfeito imediatamente. Quando o goleiro Alberto foi expulso, ficou difícil mudar e aconteceu o que ninguém desejava: a derrota para o São José dentro de casa. O certo é que Saldanha precisa rever essa escalação. Se não deu certo, tem que mudar.

Frango

O goleiro Alberto teve uma estreia não muito boa, embora tenha jogado bem no tempo em que esteve em campo. Foi expulso por ter pego a bola com a mão fora da área sendo o último homem. Nada a reclamar do árbitro Raimundo Nonato Rocha Filho, que aplicou corretíssimo o que determinam as normas. A questão é que numa situação dessa, em que o atacante sai sozinho em direção ao gol, como foi o caso depois da falha do sistema defensivo do Imperatriz, que bateu cabeça, o goleiro tem apenas alguns segundos para pensar. E nos segundos que teve o goleiro Alberto trocou o gol do adversário pela expulsão. Por isso, não se tem condições de julgar se o goleiro errou ao trocar o gol pela expulsão ou não. Emanuel substituiu Alberto e, para muitos, levou um frango ao deixar passar a bola da falta cobrada pelo veterano Márcio Oliveira. Eu prefiro dizer que Emanuel ainda estava frio e entrou num verdadeiro rabo de foguete. Infelizmente, aconteceu o gol e o Imperatriz, que ainda teve 45 minutos da segunda etapa para empatar e virar, dominou todo o tempo, mas não teve competência para tal. Agora, paciência, vai ter de correr atrás do prejuízo e não perder mais dentro de casa.

Pouca bola

A Copa União começou como vem ocorrendo nas competições promovidas pela Federação Maranhense de Futebol (FMF) nos últimos anos: sem muita frequência do público. No jogo entre Imperatriz e São José, o público não deve ter chegado a mil pessoas. Não temos a divulgação total e isso, mais uma vez, prova que o Imperatriz não está cumprindo o Estatuto do Torcedor, que obriga o time mandante a anunciar o público pagante e o valor da renda. Em São Luís, no jogo entre Sampaio e Cordino, poucos torcedores se aventuraram a ir no Nhozinho Santos. Imperatriz e Sampaio, os mandantes, pagaram para jogar. E vai ser assim até que alguém possa tomar uma providência mais extrema. O torcedor não está dando muita bola para a competição, pelo menos nestes dois jogos da primeira rodada.

Copão MA do Sul

No Copão Maranhão do Sul, a Seleção de Imperatriz também não foi bem na estreia e acabou perdendo para Brejão por 2 a 1. Brejão fez 2 a 0 e poderia ter ampliado. O time imperatrizense não tem entrosamento, fato que somente vai conseguir no decorrer da competição. Comandada por Paulinho Herênio, a Seleção de Imperatriz precisa vencer a próxima partida, que acontecerá dia 4 de setembro, contra o Itinga, lá na cidade da fronteira. Brejão, que tem o comando do experiente Braide Ribeiro, folga na próxima rodada. O time de Brejão é o líder do grupo A, com 3 pontos. No grupo C, considerado o grupo da morte, Barra do Corda e Tuntum empataram sem gols.

CURTINHAS

Segundo informações, o público que compareceu a Barra do Corda x Tuntum, pelo Copão Maranhão do Sul, sábado passado, foi maior do que o registrado nos dois jogos pela Copa União, realizados também no fim de semana////////Acredito que tenha sido isso mesmo////////A prefeita de Itinga e presidente da AMRT, Vete Botelho, não compareceu à cerimônia de abertura do Copão Maranhão do Sul//////Alex Santos, vice-presidente e chefe da comissão que coordena o Copão MA do Sul, a representou////Na verdade, não tinha ninguém do Itinga, sequer um representante da seleção daquela cidade///////O descaso com o bem público está sendo visto também em João Lisboa, com o abandono total do Cafeteirão///////É de se lamentar o que está acontecendo com aquela praça de esporte////////AMRT prestou uma homenagem póstuma ao ex-prefeito de Amarante e ex-presidente da AMRT, Ribamar Carlota, recém-falecido//////Uma placa de prata com dizeres alusivos à participação do falecido como presidente da AMRT e o comando do 5º Copão MA do Sul foi apresentada e lida aos presentes//////Só que parece que esqueceram de convidar uma pessoa da família do ex-prefeito para receber a placa.