Os dirigentes dos demais clubes que estão disputando a Copa União ficaram indignados com a decisão tomada pela FMF em adiar o início do returno da competição, que iniciaria hoje com rodada dupla no Nhozinho Santos, tendo São José x MAC e Moto x Sabiá. O que causou maior indignação é que a medida foi tomada à revelia, sem que os clubes fossem comunicados da reunião que aconteceu na noite de terça-feira na sede da FMF, na capital maranhense. O returno só vai começar depois que o Sampaio cumprir todos os quatro jogos que ainda restam-lhe na Copa União. Realizou apenas dois e perdeu ambos, para Sabiá (1 a 0) e Cordino (2 a 1), realizados em São Luís.
Reunião
Os dirigentes de Imperatriz, Cordino, São José, Sabiá, Moto e Maranhão estão agendando uma reunião para tratar do assunto. Alguns dirigentes estão querendo paralisar de vez a competição, pois a situação já está caótica financeiramente e ainda mais agora que os clubes terão de ficar pelo menos vinte dias treinando e esperando o Sampaio cumprir os seus jogos. O presidente do Imperatriz, Edvaldo Cardoso, disse que não tem como ficar mais vinte dias só tendo despesas sem a previsão de quando é que os clubes receberão a cota do Viva Nota. Essa reunião deve acontecer ainda esta semana. “Vamos pressionar a FMF”, disse Cardoso.
Returno
No meu entendimento, nada impede que o returno seja iniciado, mesmo que o Sampaio tenha de realizar os jogos que faltam no turno da Copa União. A questão é que os próprios dirigentes da FMF não estão aí muito preocupados com a Copa União, que está sendo relegada a segundo plano. Todos nós estamos torcendo para o Sampaio ter acesso à Série C. Isso é bom para o futebol maranhense, que volta ao cenário do futebol brasileiro, principalmente pela excelente campanha que o Sampaio vem fazendo. Mas os outros clubes merecem também atenção e não podem ficar à mercê do Sampaio. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. A FMF precisa rever essa situação.
Desorganização
O pessoal da Sedel de Imperatriz que está acompanhando os alunos/atletas que estão na capital disputando os JEMs 2012, na categoria infanto (15 a 17 anos), está reclamando muito da desorganização. Um dos assessores da Sedel, o professor José Hécio, disse a O PROGRESSO que tudo é difícil na capital. Ele reclamou que as competições de natação só acontecerão dia 29, o que prejudica as delegações do interior. Os atletas de natação que viajarão dia 25 ficarão na capital 4 dias sem fazer nada e isso acarreta despesas. As competições que são realizados em apenas um dia poderiam ter sido definidas para o dia 26. “Não temos condições de ficar embarcando alunos/atletas todos os dias. Todos os alunos/atletas têm de viajar no mesmo dia”, disse José Hécio.
MAC
O Maranhão Atlético Clube pode garantir vaga na Série D do Campeonato Brasileiro já no próximo fim de semana. Se o Sampaio passar pelo Mixto, se classifica para a Série C e abre a vaga da Série D para o MAC, que é o vice-campeão maranhense de 2012. Na questão da Copa do Brasil, é diferente. O MAC só garante a vaga se for o campeão da Copa União, em igualdade de condições com os demais concorrentes. O Sampaio, por ser o campeão maranhense de 2012, já tem vaga garantida na Copa do Brasil.
CURTINHAS
Nessa questão do adiamento do início do returno da Copa União, me disseram que foram os clubes que exigiram que o Sampaio cumprisse os seus jogos antes do início do returno///////Mas me parece que a coisa não foi bem assim////////O adiamento partiu da própria FMF////////Vamos aguardar os acontecimentos para que mais essa polêmica no futebol maranhense seja resolvida////////Nada impede que o returno inicie/////////O Sampaio cumpre os seus jogos normalmente sem nenhum problema////////Paralisando a competição para favorecer o Sampaio, são pelo menos mais 20 dias de despesas para os demais clubes//////////A coisa já não anda boa financeiramente e 20 dias a mais do planejado pioram mais ainda a situação////////O certo é que a FMF precisa resolver a situação, nem que o presidente tenha de bater na mesa////////Às vezes isso é necessário para fazer as pessoas entenderem as coisas.
Edição Nº 14509
Indignados
Dema de Oliveira
Comentários