O principal problema do Imperatriz nesta temporada foi a pouca grana para investir no time. O não pagamento da cota do Projeto Viva Nota foi uma ducha de água fria na maioria dos clubes de futebol profissional do Maranhão. Mas tem de levar em consideração que esse problema ocorreu por descuido dos próprios clubes e, principalmente, da Federação Maranhense de Futebol (FMF), que tentou tirar da AmaClube a responsabilidade pela distribuição do repasse do Viva Nota. Até que conseguiu com a aquiescência da maioria dos clubes, mas - por questões de documentação - o prazo passou e o governo não pôde mais distribuir as cotas do Viva Nota. Para 2013, segundo me informou o presidente do Imperatriz, Edvaldo Cardoso, a documentação para que os clubes possam receber o Viva Nota está pronta e o que se espera é que não aconteça como este ano.

Tricampeão fora
Tricampeão da São Silvestre, Marilson Gomes dos Santos não irá correr este ano, mas nem por isso deixará de ajudar seu time na prova que encerra o circuito nacional de corridas de rua. Em preparação para 2013, ele treinou com o técnico Adauto Domingues, ao lado dos companheiros de clube do BM&Bovespa. O atleta não correrá a principal maratona do calendário brasileiro porque ainda está descansando pelo grande esforço feito nos Jogos Olímpicos de Londres este ano.

Acidente fatal
Vítima de acidente ocorrido na última quinta-feira, morreu o ciclista paralímpico João Alberto Schwindt Filho. Ele foi vítima de acidente de moto em Corumbá, em Mato Grosso, e faleceu aos 35 anos. O atleta fez parte da delegação brasileira em mundiais e foi ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara em 2011 e quarto lugar na Paralimpíada de Londres em 2012.

De Minas para o Flamengo
O Flamengo irá repetir nos esportes olímpicos o modelo de gestão adotado no futebol. Marcelo Vido, ex-jogador de basquete, que atuava recentemente como gerente de negócios e marketing do Minas Tênis Clube, foi o nome escolhido pela nova cúpula da Gávea para ser o diretor executivo responsável por esportes olímpicos no clube rubro negro.

Dia 7
No próximo dia 7 de janeiro, a maioria dos clubes que vão disputar o Estadual 2013 iniciará suas atividades. O Imperatriz antecipou o início de suas atividades para este dia – inicialmente seria dia 17 de janeiro – para que o treinador Celinho tenha mais tempo para organizar e definir o time que vai estrear no dia 17 de fevereiro, contra o Sampaio Corrêa, no Nhozinho Santos.

Saldanha
Vinícius Saldanha está sendo cotado para ser o treinador do Cordino. A Onça chegou a entrar em contato com Celinho, que acabou acertando com o Imperatriz. Caso o Cordino contrate Vinícius, não resta dúvida de que a diretoria daquele clube fará um bom negócio. Saldanha é excelente treinador e só não continuou no Imperatriz, mesmo não tendo nenhuma restrição, porque a diretoria atual definiu por realizar algumas mudanças, entre elas a do técnico. Isso serviu até para preservar Vinícius de um possível desgaste.

CURTINHAS
Muito calor e, em função disso, muita chuva vem caindo na região tocantina//////////Está na época e que seja bem-vinda a chuva; agricultores e fazendeiros agradecem penhoradamente////////Na realidade, a questão ambiental está a cada dia que passa precisando ser preservada/////////Estados frios, em alguns até com temperaturas abaixo de zero, estão agora quentíssimos, com temperaturas até mais de 40 graus, como o Rio Grande do Sul, por exemplo//////////Não se pode subestimar a natureza/////////O primeiro jogo da história entre Imperatriz e Balsas acontecerá dia 24 de fevereiro, pelo primeiro turno do campeonato estadual///////O jogo de volta, válido pelo segundo turno, acontecerá dia 14 de abril em Imperatriz.