Os estaduais dos grandes centros foram finalizados no último fim de semana. Nos principais, o Fluminense foi campeão carioca; o Santos campeão paulista; o Atlético-MG campeão mineiro e, de forma invicta, no Gaúcho, o Internacional ficou com o título; no Goiano, o Goiás é o campeão; no Pernambucano, o Santa Cruz fez a alegria de sua grande torcida; no Paranaense, o Coritiba é o campeão; e no Catarinense, o Avaí ficou com o título. Alguns campeonatos, como o maranhense, piauiense, acreano, rondoniense, roraimense, amazonense, tocantinense e sergipano, ainda estão em andamento.

Deu Cametá

No certame paraense, mais uma vez, deu um time do interior. O Cametá derrotou o Remo duas vezes, fora e dentro de casa, e conquistou o título desta temporada. Esse já é o segundo ano que os grandes do Pará não conquistam um título estadual. No ano passado, o campeão foi o Independente, que disputou o título com o Paysandu. Com a conquista do Cametá, mais uma vez o Remo fica fora do Brasileiro da Série D.

Rugby maranhense chega à final

Fim de semana especial para a Associação Maranhão Rugby. Jogando em Teresina, o “Bumba Rugby” conseguiu, nesse sábado (12), a classificação para a final da Liga Nordeste de Rugby XV, o “Nordestão”. O jogo que decidiu o representante do Grupo Norte da Liga foi entre Maranhão Rugby e Sertões Rugby (CE). Em uma partida disputada, onde as duas equipes tinham chances de classificação, os maranhenses levaram a melhor, vencendo o confronto com um placar de 25 a 17. O Maranhão Rugby irá decidir o título com o vencedor do Grupo Sul, que será conhecido na partida entre Potiguar Rugby e Recife Rugby, marcada para o dia 20, em Natal-RN.

Bacabal

O treinador Vinícius Saldanha não vem mais para o Imperatriz. Ele fechou com o Bacabal para o restante da temporada. O diretor financeiro do Imperatriz, Regivaldo Pacheco, informou que o Bacabal ofereceu um salário aquém das possibilidades do Imperatriz, que vai continuar não fazendo loucuras. Um outro nome está sendo estudado e pode ser Fito Neves. Entretanto, ao contrário de Vinícius Saldanha, o velho Fito não tem a mesma unanimidade da diretoria. A questão é que Fito Neves é um treinador mais caro do que o Saldanha. Para vir, além do salário dele e do seu escudeiro Edilson, auxiliar técnico, Fito quer hotel cinco estrelas e limusine.

Campeão

O lateral esquerdo Aelson, revelado e campeão maranhense em 2005 pelo Imperatriz, conquistou mais um título em sua carreira. Foi campeão catarinense pelo Avaí, que disputou o título com o Figueirense. O time alviazul venceu o seu maior rival no estado de Santa Catarina, fora e na casa do adversário. Aelson foi visto posando para fotografia após a entrega da taça e medalhas no estádio da Ressacada.

CURTINHAS

Com os estaduais no fim, as atenções agora estão voltadas para o Campeonato Brasileiro, em todas as suas séries////////As Série A e B iniciam neste fim de semana////////A Série B começa nesta sexta-feira (18), enquanto que a Série A começa no sábado (19)////////A Série C começa dia 27 e a D, dia 26////////O único representante maranhense na Série D, o Sampaio, começa a competição contra o Mixto, do Mato Grosso////////O Cametá, que conquistou o Campeonato Paraense de 2012, é o representante do estado na Série D///////Está no grupo A1///////O Remo, mais uma vez, ficará fora das disputas de competições em nível nacional/////////O Bacabal vai pagar 8 mil de salários mensais para o Vinícius////////Será que os dirigentes do Imperatriz acham que Fito Neves virá por menos?//////Duvido///Amanhã, acontecerá mais uma reunião do Conselho Arbitral/////Na ocasião, tudo ficará esclarecido sobre as próximas competições e, principalmente, a respeito do Viva Nota.