Não poderia ter sido melhor a festa do futebol maranhense na decisão do primeiro turno do estadual, entre Imperatriz e Bacabal. Imperatriz e Bacabal, fizeram um jogo digno das grandes decisões. Os jogadores do Imperatriz e do adversário, brindaram o grande público que lotou o Frei Epifânio, realizando uma partida que se não foi uma primor de técnica, foi sem dúvida de garra, raça, emoção e com a adrenalina à mil. E o Cavalo de Aço fez  mais uma vez o dever de casa e conquistou o título de campeão do primeiro turno.

Nada ganho
Evidente que nada ainda está ganho. O Imperatriz ainda não conquistou nada, apenas um turno, mas pelo menos já garantiu vaga na final do campeonato maranhense, que dá ao campeão uma vaga na Copa do Brasil de 2014, o ano da Copa do Mundo. Mas mesmo tendo sido conquistado apenas um turno, o torcedor fez a festa, dando um colorido todo especial ao Frei Epifânio, que enfim teve todas as suas dependências lotadas, após a reinauguração ocorrida no dia 25 de abril de 2010.

Esclarecimento
Para que o torcedor possa entender a atual situação, a título de esclarecimento, o campeão maranhense de 2013, não tem vaga no Campeonato Brasileiro da Série D de 2014, mas apenas na Copa do Brasil daquele ano. O representante maranhense na Série D de 2014, será o campeão daquele ano. Isso porque a FMF, adequou o calendário do estadual maranhense com o da CBF, fato que não era feito anteriormente. O estadual maranhense sempre era realizado no segundo semestre o que não tinha como indicar o representante da Série D, no mesmo ano. Como agora as coisas na FMF está funcionando como tem de ser, houve também mudanças nessa questão. A segunda vaga do Maranhão na Copa do Brasil de 2014, será preenchida pelo campeão do torneio que será realizado no segundo semestre desse ano, em substituição a Copa União. Segundo o presidente Antônio Américo, essa competição será enxuta e disputada pelos seis primeiros colocados no estadual e o campeão e o vice da segunda divisão.

Organização
Fiquei satisfeito com o que vi em relação a organização para a entrega do troféu e de medalhas ao campeão do primeiro turno do Campeonato Maranhense. O palco que veio de São Luís, foi montado em 15 minutos, logo que terminou a partida e tudo foi feito como tem de ser. Os dirigentes da FMF, presidente Antônio Américo, vice presidente Walter Lira, diretor de futebol da FMF Antônio Henrique de Moraes Rego, vice prefeito de Imperatriz, Luís Carlos Porto e demais autoridades presentes, receberam os cumprimentos dos jogadores que iam em seguida recebendo as medalhas. O troféu foi entregue pelo presidente da FMF, ao capitão Gualberto, que imitando Cafú, na Copa do Mundo de 2002, subiu em um pedestal mais alto e ergueu a taça da conquista. Só faltou os papeis picados. Mas valeu!

Preocupante
Mesmo diante de toda uma festa, o que foi dito a coluna pelo diretor de futebol da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Henrique de Moraes Rego, foi preocupante. O diretor me disse que vai lutar na FMF, para que clubes que produzem grandes arrecadações, citou entre eles o Imperatriz, não caiam para a segunda divisão, mesmo ficando entre os dois últimos. Vale ressaltar que Antônio Henrique, é motense e remanescente da velha guarda da FMF. Não podemos e não devemos concordar com uma ideia dessa. Mesmo porque, com o Estatuto do Torcedor, isso não é mais possível. Mas fiquei deveras preocupado com essa informação de Antônio Henrique e essa infeliz ideia de voltar aos velhos tempos.

CURTINHAS
Essa conquista do Cavalo de Aço, após seis anos, reflete também o momento especial de desenvolvimento que está vivendo Imperatriz//////////Quando o momento é bom, tudo funciona/////////Essa conquista do Imperatriz vai dar ao clube novos investimentos, com a vinda de novos parceiro////////Nessa conquista do Imperatriz, uma pessoa em especial tem de ser homenageada/////////O presidente Edvaldo Cardoso, que foi perseverante e paciente e agora está vivendo o sabor da vitória///Claro que o Imperatriz não conquistou nada ainda, mas tudo o que está acontecendo, tem de ser creditado, eu diria 50%, a Edvaldo Cardoso/////////Eu dei exemplo dizendo que Edvaldo Cardoso é aquela formiguinha que não para em busca do melhor para o Imperatriz////////Os outros 50%, o crédito é dos demais componentes da diretoria//////////Não vou citar nomes dos demais, porque todos estão contribuindo com sua parcela///////////Agora presidente, o Imperatriz tem de contratar mais um meia de marcação e um de armação, bem como um lateral direito///////Os parabéns, para a comissão técnica e os jogadores que trabalharam muito para chegarem a essa conquista/////////E o parabéns especial para o torcedor, que fez bonito e deixou o Frei Epifânio todo colorido//////////De parabéns também o Bacabal, que teve um início de temporada tumultuada, inclusive com o risco de ficar até fora do estadual, deu a volta por cima e ficou com o vice/////////E a coisa por lá ainda está difícil, pois me parece que nem em um momento especial como esse em que o time disputou um título, a ajuda foi mínima, pois a delegação do Leão, viajou de van/////////E o segundo turno do estadual, já começa quarta-feira/////////O Imperatriz, recebe o Sampaio ás 20h15 no Frei Epifânio.