Quinta-feira, foi noticiado que o Sabiá, de Caxias, tinha ganho no tapetão o título do Campeonato Maranhense da Segunda Divisão depois de ter sido detectado irregularidade no time do Viana, que havia conquistado o título de campeão dentro de campo. Independentemente desses resultados, tanto o Sabiá quanto o Viana já garantiram vaga na elite do futebol maranhense. Mas ontem surgiu a notícia de que o Sabiá, que lutou muito para chegar à primeira divisão, provavelmente não vai disputar o estadual de 2012 por falta de condições. Não tem dinheiro e ameaça ficar fora do estadual. Pelo visto, é um time que já nasceu falido e se é para dar trabalho no futuro, como deixar de comparecer a jogos, entre outras coisas, seria lógico que a FMF já tomasse providência. Ou se ajeita ou fica fora da competição e coloca o Timon, que ficou em terceiro lugar.

Mesma situação

Nessa mesma situação está o Moto. Mas o “Papão” a gente já conhece essa lengalenga de todos os anos. Falam que realizar uma competição sem o Moto seria desastroso. Não vi esse desastre todo como apregoam quando o Moto caiu para a segunda divisão e não participou da primeira em 2010. Não houve nenhuma alteração, nem para mais nem para menos. Ficou do mesmo jeito. O presidente interino da FMF, Antonio Américo, disse que vai tentar ajudar os clubes sem condições. Se assim for, ele vai ter de ajudar praticamente todos. Exceção, ao meu ver, apenas do Sampaio, que sem dúvida tem atualmente a melhor estrutura financeira do futebol maranhense.

Sonho

Um dos sonhos dos desportistas de Imperatriz, a segunda maior cidade do Maranhão e entre as 100 cidades brasileiras em franco desenvolvimento, é ter um ginásio de esportes à altura. O único ginásio público que tinha em Imperatriz, mesmo fora dos padrões exigidos, era o Fiqueninho. Hoje o que se vê por lá é só ruína e principalmente a falta de zelo pelo patrimônio público. A atual situação em que se encontra o Fiqueninho, onde até árvores nasceram em seu interior, é estarrecedor. Falta de zelo mesmo e, acima de tudo, falta de compromisso com os desportistas de Imperatriz. Vamos esperar que com a criação da Secretaria de Esportes e Lazer, a Sedel do município, as atenções possam voltar ao Fiqueninho e a todo o Complexo Barjona Lobão para que aquilo ali volte a funcionar como antigamente.

Negócio

Nesta questão do Barjona Lobão, quando surgiu aquele negócio do Mateus que propôs trocar a área do complexo por outra fora da cidade, em que a empresa de supermercados já daria tudo construído, o governo municipal não aceitou. Falaram na época que as licitações já tinham acontecido, verba alocada e que as reformas seriam iniciadas imediatamente. Tudo isso para dar uma resposta aos desportistas que pelo menos inicialmente aprovaram a ideia do troca-troca. Ledo engano, nada até hoje foi iniciado e a esperança é a criação da Sedel. O que se espera é que tudo seja sacramentado e que essa reforma do Complexo Barjona Lobão seja enfim concretizada.

No Cavalo

O presidente da Junta Governativa, Edvaldo Cardoso, informa a contratação do atacante Lyon, que vem do Ceará. O jogador tem 27 anos e já passou por Fortaleza e Ceará e por outros clubes cearenses. De atacantes até agora, o Imperatriz tem, além de Lyon, o garoto Sapeca e Café. Rubsen ainda não acertou. Estaria pedindo além da conta que o Imperatriz pode pagar e, por isso, pode ficar fora.

CURTINHAS

Pelo visto, o Santa Quitéria será uma filial do JV Lideral na temporada de 2012////////Além dos zagueiros Jackson e Fagundes, já está também certo no Santinha, que fica na cidade mais longe do Maranhão, lá onde o vento faz a curva, o atacante Toninho////////Vagno Pereira e Ismael deverão ter o mesmo destino////////Meio time, portanto, de jogadores do JV Lideral está a caminho do Santa Quitéria, que volta às atividades no dia 9 de janeiro////////O Americano, único representante do Maranhão na Copa São Paulo Júnior, estreia dia 4 de janeiro contra o Botafogo, do Rio////////O time maranhense tem como treinador Joãozinho Neres, aquele mesmo que marcou época com a camisa do MAC////////O Castelinho foi aprovado e vai mandar jogos da Liga Brasileira de Vôlei///////Não sei porque tanta surpresa nisso aí///////Na Ilha foi feito um grande alarde com a aprovação do Castelinho//////////Não precisava isso tudo, porque o Ginásio Castelinho é um dos melhores do Brasil//////////O que às vezes falta é apenas capricho de quem administra o bem público////////Quando querem, eles fazem.