E acabou acontecendo o que já era esperado: o JV Lideral não conseguiu retornar à primeira divisão do futebol maranhense. Desde o início da competição, já se previa que com o atual time o JV Lideral não tinha a menor chance de voltar à elite, que era um dos objetivos. Sem nenhum investimento em pelo menos três ou quatro jogadores mais experientes – o único que tinha, Vagno Pereira foi dispensado sem motivo aparente –, o time do JV Lideral, formado por garotos ainda inexperientes, não conseguiu o primeiro objetivo que era o de retornar à primeira divisão. Teve todas as chances possíveis e não aproveitou, como realizar três jogos seguidos dentro de casa, onde disputou nove pontos e conquistou apenas quatro, com o empate diante do Americano em 1 a 1, vitória sobre o Expressinho por 3 a 1 e derrota para o Balsas por 1 a 0. A goleada de 4 a 0 sofrida nessa quarta-feira para o Balsas, num jogo em que se classificaria com apenas uma vitória simples, acabou de desmontar o jovem time do JV Lideral que está arrumando as malas para viajar para São Paulo, onde, a partir do dia 6, começa a disputar a Copa São Paulo de Júnior.

Longe
Esse time do JV Lideral que disputou a segundona e não conseguiu o objetivo está longe, mas muito longe mesmo, de ser considerado um time para chegar em algum lugar. Sem jogadas ensaiadas, sem um armador de ofício, sem padrão de jogo, enfim sem nada, certamente não vai passar da primeira fase da Copinha. Sem querer desmerecer o trabalho do treinador Ismael Reis, sinceramente desde o início já se previa o que aconteceu. Na verdade, faltou investimento. Com time de garotos sem experiência era difícil chegar lá, ainda mais em uma disputa com o time do Balsas, que só tem cobra criada.

Americano
E o Americano, que também disputou a segundona com um time de garotos, o mesmo que vai disputar a Copa São Paulo Júnior, se deu bem. No caso do Americano, o técnico Joãozinho Neres, que como Ismael Reis é ex-jogador de futebol, soube armar o time, o qual já vinha treinando desde o início. Esse time do Americano é o mesmo que sagrou-se campeão maranhense sub-18 e ganhou o direito de disputar a Copinha. O Americano jamais perdeu um jogo para o JV Lideral e confirmou o tabu nessa competição. Não venceu, mas também não ganhou; empatou as duas partidas. Com a vitória de 1 a 0 sobre o Expressinho, o Americano ficou com o vice-campeonato e, após vários anos, retorna à primeira divisão.

O pior
Com o acesso do Americano, aconteceu o pior para o Departamento Técnico da Federação Maranhense de Futebol (FMF), cujo diretor Evandro Marques vai ter de quebrar a cabeça para conciliar o mando de campo para cinco equipes só da capital: Sampaio, Moto, Maranhão, São José e Americano. Vai ter de apelar para as rodadas duplas, a não ser que os clássicos sejam deslocados ao Castelão para que sejam abertas vagas para o Nhozinho Santos para Americano e São José mandarem os seus jogos.

CURTINHAS
O presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antonio Américo Gonçalves, esteve em Imperatriz ontem retornando da cidade de Balsas, onde foi para a final da segunda divisão/////////Até o embarque no Aeroporto de Imperatriz com destino a São Luís, o dirigente federacionista reuniu-se com autoridades esportivas da cidade, como o vice-presidente da FMF, Walter Lira; o presidente da LIF, Esmeraldo Júnior, e outros desportistas/////////Antonio Américo foi entregar a taça ao time do Balsas campeão maranhense da Série B com duas rodadas de antecedência//////////O time do JV Lideral que vai disputar a Copa São Paulo Júnior viaja dia 4 de janeiro para São Paulo////////Dia 6, estreia na competição contra o São Bernardo//////////O Tricolor do Camaçari vai viajar por via aérea//////////Ítalo Mazilli (judô), Francisco Farias (tiro esportivo) e Yulia Rosa (vôlei) foram os imperatrizenses indicados ao “Troféu Mirante” 2012/////////Pelo visto, não aconteceram novas revelações no esporte imperatrizense em 2012, pois os escolhidos são os mesmos do ano passado//////////////No futebol, foram indicados Arlindo Maracanã, Eloir e Rodrigo Ramos/////////Mais uma vez, discordo dessas indicações//////////No meu entendimento, esses já são jogadores consagrados, que não precisam mais de nenhum troféu////////Entendo que no futebol maranhense é necessário aparecerem outros ídolos, jogadores novos, revelações////////Acho que Rayllan, Pimentinha e Leone, pelo que fizeram em seus clubes em 2012, deveriam ter sido os indicados.