Enfim, dois gigantes do futebol mundial, Brasil e Espanha, vão se enfrentar na decisão de um título importante como o da Copa das Confederações. Cada um tem a sua maneira de jogar e o encontro deste domingo, às 19 horas, entre Brasil e Espanha, vai ser, sem dúvida, uma aula de como jogar futebol. Será a união da técnica e habilidade dos jogadores da seleção brasileira contra o futebol de toque de bola e frieza na realização das jogadas da seleção da Espanha.

Não muda
O que impressiona na seleção da Espanha - muito embora em alguns momentos torne-se até um tico-tico no fubá, tantos são os toques de bola, muitos pelas laterais sem objetivo - é que o modo de jogar não muda em nenhum momento. Mas uma coisa pode-se garantir: a Espanha, campeã mundial e bi da Europa, é uma seleção de respeito, mas está longe de ser um bicho papão. O primeiro tempo do jogo contra a Itália, em que a Azurra teve várias oportunidades, demonstrou isso. A Itália foi até melhor durante o primeiro tempo.

Estratégia
Felipão e seus companheiros de comissão técnica devem estar bolando uma estratégia para marcar os principais jogadores da Espanha, aqueles que fazem a bola chegar no Fernando Torres e nos outros atacantes. Contra a Espanha, o Brasil vai ter de matar a jogada no nascedouro, não fazendo faltas, mas com uma marcação serrada desde a saída de bola até a passagem da bola pelo meio-campo. Brasil x Espanha, antes de tudo, vai ser um jogo de estratégias, de muita calma e paciência. Os brasileiros não podem ficar ansiosos. Pensar na Espanha é pensar em um ataque envolvente, em troca de passes, em gols que brotam ao natural. Mas reafirmo: é difícil, mas jamais impossível, porque o Brasil é pentacampeão mundial e disputa o tetra na Copa das Confederações. A Espanha tem apenas um título mundial, o de 2010, e ainda não conquistou a Copa das Confederações.

Absurdo
Acho um absurdo marcar um jogo no Brasil e no Nordeste para as 13 horas, como vai ser a partida entre Uruguai e Itália em disputa do terceiro lugar na Copa das Confederações. O jogo será realizado na Arena Fonte Nova, em Salvador. Poderiam, por exemplo, ter marcado esse jogo para as 16 horas, já que a decisão entre Brasil e Espanha começa às 19 horas.

Tocantinense Sub-17
E hoje, às 16 horas, no estádio General Sampaio, em Porto Nacional, será realizada a decisão do título do Campeonato Tocantinense Sub-17, entre Marília e Interporto. O Marília venceu a primeira partida, realizada no Pereirão, domingo passado, por 3 a 2 e hoje precisa apenas do empate para ficar com o caneco.

CURTINHAS
Na próxima semana, o prefeito Sebastião Madeira vai receber os representantes de clubes que vão disputar o Campeonato Imperatrizense da Primeira Divisão/////////Na pauta, o patrocínio do Campeonato de 2013////////////Sem esse patrocínio, dificilmente haverá o campeonato, fato que aconteceria pela primeira vez em 35 anos de história//////////Nem Sampaio e tampouco o Maranhão anunciaram a contratação de reforços///////////Isso não é bom, pois a maratona é grande e tem cartões, expulsões, contusões e com plantel reduzido a situação, se já é difícil, piora/////////Mas, sem grana, não tem como contratar//////////O goleiro Emanuel não foi para o Sabiá, para o campeonato da segunda divisão/////////O goleiro está estudando e preferiu ficar por aqui mesmo, até o retorno do time para o segundo semestre/////////Está muito certo o Emanuel, pois tem de precaver-se quanto ao futuro e o principal item para isso é justamente estudar e estudar///////////O goleiro iria para o time caxiense por empréstimo.