Chegou, enfim, o grande dia. O dia D para Imperatriz e Maranhão na decisão do título do Campeonato Maranhense de 2013, em jogo que será realizado no Estádio Castelão, com início previsto para as 20h15. Já foi dito, mas não custa relembrar. Este ano é a quinta vez que o Imperatriz chega à final do Campeonato Maranhense em sua história. Dessas cinco, três foram contra o Bode Gregório e o Cavalo de Aço não conseguiu chegar ao título. Além dessas finais, o Imperatriz disputou com o MAC uma final de turno em 2003. Também não conseguiu o objetivo. Por esse motivo, essa decisão de hoje foi denominada de “A Revanche”.
História
Imperatriz e Maranhão têm histórias distintas, até porque a diferença de vida dos dois clubes é grande. O Maranhão foi fundado no dia 29 de setembro de 1932 e este ano completará 81 anos de fundação. O Imperatriz foi fundado em 4 de janeiro de 1962 e este ano chegou a 51 anos de fundação. O Maranhão tem 13 títulos e está disputando o 14º. O Imperatriz tem um título e está disputando o 2º. A primeira decisão do estadual entre Imperatriz e MAC aconteceu em 1993 e o Cavalo de Aço foi garfado durante a partida, como também os jogadores de seus bens, pois arrombaram o vestiário e furtaram dinheiro e objetos dos jogadores imperatrizenses. O jogo, inclusive, não chegou ao fim, pois em um escanteio a favor do Imperatriz que poderia originar o gol de empate que daria o título ao Cavalo de Aço, foi iniciado um tumulto e o juiz – não me lembro quem foi – encerrou a partida e o MAC foi campeão. A outra decisão com o MAC foi em 2007 e o time da capital venceu e novamente foi o campeão. Aliás, esse foi o último título estadual conquistado pelo MAC. O Imperatriz chegou no seu primeiro título em 2005, em disputa com o Moto. Venceu em Imperatriz por 4 a 2 e em São Luís por 3 a 2. No jogo de volta, em São Luís, também houve tumulto e foi encerrado aos 29 minutos do segundo tempo. O Imperatriz chegou à primeira decisão do estadual em 1987 em disputa contra o Sampaio.
Hino
Para o torcedor que ainda não sabe a letra do hino
do Cavalo de Aço, estamos publicando-a. Confira:
Imperatriz, teu nome é uma bandeira
Exaltai o vosso altivo pavilhão
Tu és o mais forte no esporte
Um clube muitas vezes campeão
Em tuas cores, o explendor
Em campo tua garra faz vibrar o torcedor
E a galera, num grito de guerra
Buscando a vitória, aplaude os heróis
Tua torcida, num grito de guerra
No campo aplaude teus onze heróis
Cavalo de Aço, Cavalo de Aço
No teu passado, não há fracasso
O teu presente orgulha a gente
No peito o escudo que inflama
E busca a fama, com muito ardor
Bem alto eu aclamo com orgulho
sou alvirrubro com muito amor
Aleluia
Aleluia! Aleluia! Aleluia! Enfim, o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, anunciou para o segundo semestre deste ano a entrega aos desportistas da cidade balneária do estádio Dário Santos, o famoso Moropóia. Completei, dia 15 de maio deste ano, exatos 40 anos que resido em Imperatriz e logicamente no Maranhão. Dizem os meus amigos e agradeço a Deus, porque são muitos, que eu cheguei aqui junto com Frei Manoel Procópio e sempre sou alvo de gozação por ter jogado bola com o Frei Epifânio, do que muito me orgulho. E desde essa época eu já ouvia falar nesse estádio da Moropóia em São José de Ribamar. Por isso, aleluia! Vai ser excelente para desafogar o Nhozinho Santos. E o Peixe Pedra vai jogar em seu município.
CURTINHAS
Excelente a entrevista do empresário Abilio Diniz nas páginas amarelas da revista Veja desta semana////////Em um dos tópicos da entrevista, o jornalista pergunta ao empresário se ele vai ser candidato à presidência do São Paulo/////////A resposta: “Nem a pau, Juvenal”////////O empresário reportou aquele famoso comercial da Sadia em que o vendedor tenta convencer a velhinha a comprar outra marca de presunto/////////E me parece que Abilio Diniz quis também parodiar o atual presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio/////////Desejo ao Imperatriz toda a sorte do mundo e que venha da capital com o título de bicampeão////////Tem o essencial: time para isso, logicamente respeitando o MAC, que tem um grande treinador e um excelente time////////Boa sorte, Cavalo!
Edição Nº 14727
Dia D
Dema de Oliveira
Comentários