Hoje vai acontecer a despedida dos gramados de um dos maiores ídolos do torcedor do Cavalo de Aço nos últimos tempos. Estou falando de Cristiano Domingos Silva, o Cristiano, que marcou época defendendo as cores do Imperatriz. Cristiano formou o grande time campeão maranhense de 2005 e fazia dupla de volantes do time colorado com nada mais nada menos que Ralf. Cristiano foi um dos jogadores que passou mais tempo no Imperatriz. Chegou em 2005, se firmou como titular e passou oito temporadas no Cavalo de Aço.

Guerreiro
A torcida do Imperatriz chama Cristiano de Guerreiro pela sua garra e disposição quando envergava a camiseta cor de sangue do time do Imperatriz. Cristiano era sinônimo de raça, porque dava o sangue, como se diz, pelo Cavalo de Aço. Aos 36 anos, Cristiano se despede dos campos como profissional do futebol, mas vai continuar jogando no futebol amador. Vindo de Goiás, Cristiano já se adaptou a Imperatriz, onde constituiu família, pois é casado com a dona Sonia Sales. Desse relacionamento chegou a linda Sofia, imperatrizense com muito orgulho e atualmente com 4 aninhos. Por tudo que fez pelo Imperatriz, por essa torcida vibrante e por ter ajudado na conquista do maranhense de 2005, é que a gente diz: valeu, Cris!

Convite
E o torcedor do Cavalo de Aço está convidado para o jogão de hoje, no Frei Epifânio, para a despedida de Cristiano. O torcedor terá oportunidade única de rever os jogadores que compuseram aquele time maravilhoso da bela campanha de 2005, ocasião em que o Cavalo de Aço conquistou o título de campeão estadual daquele ano. Veja o time: Rodrigo Ramos; Clayff, Neném, Denis e Aelson; Cristiano, Ralf, Diná e Edu Xiquita; Rubesn e Ivan. Com esse time, o Imperatriz jogava quando os confrontos eram em casa. Fora de casa, Pedrinho Rocha preferia jogar com três marcadores no meio e entrava Ricardo Feltre no lugar de Diná. Às vezes, Pedrinho empurrava Xiquita para o ataque e mantinha Diná e tinha ainda Ricardinho. Na decisão em São Luís, contra o Moto, o zagueiro foi Daniel, já que Neném tinha recebido o terceiro cartão amarelo. Assim foi o Imperatriz comandado pelo presidente Nilson Takashi, que hoje certamente estará no Frei Epifânio homenageando Cristiano.

Faixas
O jogo Balsas x Imperatriz, programado para o dia 19, no Cazuza Ribeiro, na cidade da soja, será o de entrega de faixas de campeão da segunda divisão do time balsense. A Sociedade Esportiva Balsas Futebol Clube já conquistou o título independentemente dos resultados dos seus próximos jogos. Pode até perder os dois que ainda restam que mesmo assim continua com o título. Os torcedores balsenses vão fazer a festa. Na ocasião de Balsas x Imperatriz, o vice-presidente da FMF, Walter Lira, estará presente para a entrega da taça de campeão maranhense da segunda divisão ao time do Balsas.

Vice-campeão
Como ocorreu em 2008, o JV Lideral pode conquistar novamente o vice-campeonato maranhense da segunda divisão, condição que dá ao Tricolor do Camaçari o retorno à elite. Para que isso possa acontecer, basta o JV Lideral vencer neste domingo o Expressinho em São Luís. Com 5 pontos ganhos, o Tricolor do Camaçari chega a 8 e, mesmo faltando uma rodada, garante o vice-campeonato.

CURTINHAS
Para que não paire dúvida quanto à conquista do título de campeão da segundona pelo Balsas antecipadamente, vamos esclarecer a respeito da forma de disputa da segundona///////Os jogos são em turno e returno, sendo o turno ida e o returno volta, e por pontos corridos///////O primeiro colocado por ponto ganho é o campeão e o segundo vice-campeão////////Como o Balsas venceu as quatro partidas, chegou a 12 pontos ganhos e não poderá mais ser ultrapassado//////////////O JV Lideral, que é o segundo colocado, tem 5 pontos, 7 a menos do que o Balsas e só pode chegar a 11 se vencer os dois jogos que ainda lhe restam///////O terceiro colocado, o Expressinho, tem 3 pontos, 9 a menos do que o Balsas e só pode chegar a 9 pontos se vencer os dois jogos restantes////////O quarto colocado é o Americano, que tem 2 pontos e só chega a 8, desde que vença os dois jogos restantes/////////Portanto, esses são os motivos pelos quais o Balsas já é o campeão da segundona maranhense de 2012.