No Congresso de Arbitragem ocorrido em Florianópolis e que terminou na quarta-feira, foram discutidos os novos rumos a serem tomados para que a profissionalização da arbitragem seja reconhecida em 2012. No período de férias, cada sindicato no seu estado deverá trabalhar e conversar com os deputados pedindo o apoio em 2012. Quando eles voltarem para Brasília estejam comprometidos com a classe dos árbitros; outro pedido será o fim do sorteio para a escalação dos árbitros, que é lei e somente outra poderá tornar sem efeito essa obrigação; reconhecimento do direito da imagem dos árbitros pela transmissão nos jogos; solicitação junto às Federações que árbitros de um estado não sejam escalados para apitar campeonatos de outro estado; que ANAF coloque à disposição, sem ônus, para os estados, árbitros instrutores nas pré-temporadas; ANAF tomará, junto com as associações e sindicatos de outros estados, as providências cabíveis, nas Justiça Comum e Desportiva, contra as agressões aos árbitros; a ANAF, sindicatos e associações firmaram convênios jurídicos para levar todas as pessoas que tentarem denegrir a imagem dos árbitros sem apresentar provas; os árbitros deverão estar com suas mensalidades quitadas para poder apitar em 2012.

A favor

Evidentemente, os árbitros brasileiros não iriam realizar congresso para discutir normas contra eles. O que houve foi totalmente a questão a favor. Pelo que foi observado, os árbitros querem tudo. Falaram em agressões físicas, verbais e tudo o mais. Entretanto, tem de ser discutida também a questão dos erros de arbitragens, que este ano têm sido maiores do que em anos anteriores. Pelo menos em uma reivindicação, a questão do sorteio para escalas, dei total apoio, porque isso pouco funciona no Brasil, principalmente quando se trata de competições estaduais. Aqui mesmo no Maranhão, todos nós sabemos que não existe sorteio. Os árbitros são escalados de acordo com a conveniência do jogo.

Final

Pela ordem, Corinthians, Vasco e Fluminense são os times que almejam a conquista do título de campeão brasileiro de 2011. O Corinthians tem maior vantagem, porque é o líder e pode garantir a conquista já neste domingo, dependendo do resultado de Fluminense x Vasco. Um prognóstico no que se refere a quem será o campeão, em função do equilíbrio da competição, ainda é difícil. Pelo equilíbrio, os três têm chances.

Reencontrados

Enfim, os árbitros imperatrizenses parece que foram reencontrados pela Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol. Nas três últimas rodadas, os árbitros de Imperatriz estão trabalhando em todos os jogos. Ontem, por exemplo, Ivo Pereira foi o árbitro central de São José x Sampaio. Os assistentes foram Cícero Romão Batista e Carlos André Pereira de Sousa.

CURTINHAS

A paralisação dos policiais militares pode acarretar problemas no andamento da reta final da Copa União////////Sem segurança, não há condições de serem realizados jogos de futebol, tanto profissional como amador////////Neste domingo, tem a decisão do Copão Maranhão do Sul///////A competição já está acabando e me informaram que até hoje os dirigentes da Seleção de Imperatriz, que foi eliminada ainda na primeira fase, não pagaram a inscrição da competição, no valor de R$ 3 mil////////Isso vai dar problema no pagamento do prêmio em dinheiro que tem por base o valor arrecadado nas inscrições////////Na verdade, isso não pode acontecer, porque todos pagaram, menos Imperatriz/////////////Quem não pode com o pote não pegue na rodilha////////É, acima de tudo, uma vergonha para a maior cidade da região e que tem a centralização da competição///////Estão alegando que o Imperatriz, pasmem os senhores, não regularizou sua situação e, por isso, a verba para a inscrição não pôde ser paga///////O que o time do Imperatriz tem a ver com a Seleção de Imperatriz?//////Nada a ver!