Independente do resultado do jogo entre ambos que acontecerá neste sábado, às 16 horas, na Fonte Nova, em Salvador, Brasil e Itália já estão classificados para as semifinais da Copa das Confederações. O Brasil, pelo saldo de gols, cinco contra dois da Itália, lidera o grupo A e fica em primeiro lugar com apenas um empate. Quanto a Japão e México, que também jogarão às 16 horas, apenas cumprem tabela, pois já estão eliminados.

Reta final
Em sua reta final, a Copa das Confederações tem os seguintes confrontos: Grupo A: sábado, 22/06 – Itália x Brasil – Fonte Nova (Salvador); 16h – Japão x México – Mineirão (Belo Horizonte). Grupo B – domingo, 23/06 – Nigéria x Espanha – Castelão (Fortaleza); 16h – Uruguai x Taiti – Arena Pernambuco. Semifinal – quarta-feira, 26/06 – 16h – 1º Grupo A x 2º Grupo B – Mineirão (Belo Horizonte); quinta-feira (27) – 16h – 1º Grupo B x 2º Grupo A – Castelão (Fortaleza). Domingo 30 – disputa terceiro lugar – 13h – perdedor 1ª semifinal x perdedor 2ª semifinal – Fonte Nova (Salvador) – 19h – vencedor 1ª semifinal x vencedor 2ª semifinal – Maracanã (Rio de Janeiro).

Copão
A bola da vez agora na região tocantina e sul do Maranhão é o Copão Maranhão do Sul, que - em sua décima edição - juntou o maior número de participantes da história dessa competição. Além disso, os representantes dos municípios estão demonstrando uma grande vontade de participar. Isso demonstra o espírito esportivo que todos estão tendo em uma época em que o Brasil vai sediar os três maiores acontecimentos esportivos do mundo, que são a Copa das Confederações (em andamento), Copa do Mundo de 2014, e Olimpíadas de 2016. Os brasileiros estão respirando esporte 24 horas por dia em função dessas competições. O Copão Maranhão do Sul deste ano, como dizem os jovens, com certeza vai bombar.

Descontente
O diretor jurídico da FMF, Márcio Biguá, deixou o cargo e, embora não tenha dito, saiu descontente em função das irregularidades que vêm sendo cometidas pela cúpula diretiva da entidade, que definitivamente rasgou o Estatuto do Torcedor com decisões que contrariam as normas desse estatuto. Entre as irregularidades estão as mudanças de jogos e locais de jogos sem dez dias de antecedência, caso do acesso à primeira divisão, que anteriormente foram definidas três e agora o presidente tomou outra decisão sem respeitar o estatuto, determinando que apenas duas subam, e por aí vai. Márcio Biguá, segundo a imprensa da Ilha, é uma baixa considerável da FMF. E também o caso da evasão da renda do jogo Imperatriz x Maranhão pela final do estadual, em que a FMF superfaturou tudo e levou mais de 34 mil reais, pode entrar na lista de irregularidades da entidade. Foram-se os anéis e ficaram os dedos.

CURTINHAS
Esse caso da redução de três para dois os clubes que terão acesso à primeira divisão ainda vai dar muito o que falar//////////Os clubes que vão disputar a competição estão ameaçando buscar os seus direitos na justiça/////////Com o acesso de três equipes, o estadual do próximo ano teria 11 equipes, com a determinação do TJD de não rebaixar o São José////////O que causou estranheza é que a FMF aceitou numa boa a decisão do pleno do TJD em não rebaixar o Peixe Pedra//////////Muito estranho mesmo/////////Poderia ter recorrido ao STJD, mas não fez//////////Causou também estranheza a ausência do município de Grajaú no Copão Maranhão do Sul//////////Com isso, o prefeito Capitão Otsuka desprestigiou a AMRT, da qual é vice-presidente/////////Outra cidade que ficou fora é Porto Franco, que já tem alguns anos que não disputa essa competição//////////Motivo, não se sabe.