Diz o ditado que tudo que começa errado a tendência é que também termine errado. Foi justamente isso que ocorreu com o Imperatriz, que encerrou uma temporada ruim, como foi essa de 2012. Quando iniciou a temporada, a atual diretoria, capitaneada por Edvaldo Cardoso, gastou muito dinheiro com contratações de jogadores que não tinham a mínima condição de jogo. Foram contratações de jogadores sem condições físicas e principalmente técnicas. Fisicamente, poderiam chegar ao ápice, fato que não tem condições quando a condição técnica não ajuda. Além dessas contratações de jogadores, aconteceram também as de treinadores como Braide Ribeiro, Osmar Magalhães e Marcílio Veiga, que foram um verdadeiro desastre. E o Imperatriz só não foi rebaixado para a segunda divisão porque foi beneficiado pela perda de pontos de Moto, Sabiá e Cordino, punidos porque escalaram jogadores sem estarem devidamente regularizados. Veio a Copa União e a contratação de Vinícius Saldanha, que conseguiu montar um time caseiro, mas superior ao do Campeonato Maranhense. Com esse time, o Imperatriz fez uma campanha espetacular no turno da Copa União, da qual foi até o campeão simbólico, pois venceu seis dos sete jogos realizados, incluindo o W O do Bacabal. Aí veio o returno, em que o Imperatriz em oito jogos não venceu nenhum. Conquistou apenas um ponto no empate em 1 a 1 com o São José na abertura do returno em jogo que o Peixe Pedra mereceu ganhar.
Extracampo
Com o anúncio de que as cotas do Viva Nota não seriam pagas este ano, por incompetência da FMF e dos próprios dirigentes de clubes, a coisa desandou no Cavalo de Aço, com os problemas extracampo. Jogadores e até o treinador Vinícius Saldanha começaram a cobrar salários atrasados publicamente e, liderados pelo fraco goleiro Leandro, até greve fizeram. Para eles, sem o Viva Nota, não teriam os seus salários pagos. Um engano e falta de crédito a essa diretoria, que teve os seus erros, mas até prova em contrário, vem pagando os compromissos assumidos. E um mês ou dois de salários atrasados não é motivo para jogador fazer greve. Não deveria, mas isso é comum em todo o Brasil, não somente nos clubes de menor poder aquisitivo, mas também em referência aos grandes clubes. Aliás, esse goleiro Leandro deveria ter sido dispensado desde a primeira vez que acenou para uma greve quando se recusou a treinar alegando falta de pagamento de salário. Não tomaram providências, resolveram dar-lhe uma nova chance e ele conseguiu minar o grupo e aconteceu o pior.
Vontade
Com os problemas extracampo, faltou vontade ao time e os jogadores, com raras exceções, não estavam nem aí. Praticamente entregaram o jogo de volta para o Sampaio. O goleiro Leandro, pelo que pude observar, falhou nos três gols que levou. Houve duas expulsões: a do zagueiro Fagundes, que levou um cartão amarelo por reclamação e, em seguida, o segundo amarelo e o vermelho por falta desleal, e a do meia David, que desviou a bola com as mãos dentro da área. Foi triste para o torcedor do Imperatriz a situação do time diante do Sampaio nesse domingo, mas isso foi bom para que a diretoria pense duas vezes antes de contratar jogadores da terra, os quais, mesmo nessa condição, agiram com covardia, fazendo corpo mole na hora em que o clube mais precisou deles. Depois vão para os microfones dizerem que deram tudo de si para que o Imperatriz chegasse ao seu objetivo. Nada disso, pois aconteceu justamente ao contrário. Que Deus seja louvado e que no próximo ano o Cavalo de Aço se dê melhor.
CURTINHAS
Na verdade, o time do Imperatriz começou a cair quando treinador e jogadores começaram a se preocupar com renda dos jogos e salários atrasados////////Atletas como Rayllan, por exemplo, sem falar no goleiro Leandro, não jogaram mais nada e se esconderam do jogo, como ocorreu domingo contra o Sampaio////////O Rayllan estava jogando com a cabeça no Sampaio ou Red Bull, que são as duas equipes que estão pretendendo contratá-lo para 2013////////No fim deu no que deu, o time não conseguiu chegar a lugar nenhum////////O treinador Vinícius Saldanha ficou em São Luís e não se sabe ainda se voltará para 2013///////Não se sabe também se a diretoria vai mantê-lo no comando técnico do time para o ano que vem//////////O presidente Edvaldo Cardoso ficou em São Luís e tem chegada prevista para hoje, quando vai correr atrás para pagar as contas e definir quem sai e quem fica/////////Vamos aguardar os próximos dias para ver como ficará a situação do clube, principalmente no que se refere à diretoria.
Edição Nº 14564
Ano ruim
Dema de Oliveira
Comentários