Depois de 93 anos, uma final de turno do Campeonato Maranhense, será disputado no interior do estado com duas equipes também do interior. Imperatriz e Bacabal decidem neste domingo (31), o título de campeão do primeiro turno do campeonato maranhense de 2013. E o destino assim quis, que a decisão fosse em Imperatriz, a segunda maior cidade do estado.

Campeões
E o destino quis também, que essa final inédita entre equipes do interior, a chamada final “capira”, fosse justamente entre os dois clubes que possuem títulos do estadual. O Bacabal foi campeão em 1996 e o Imperatriz mais recente, em 2005.

Cúpula da FMF
Demonstrando transparência, a cúpula da FMF, capitaneada pelo presidente Antônio Américo Gonçalves Lobato, chegará hoje a Imperatriz, para a cerimônia de encerramento do primeiro turno do Campeonato Maranhense Chevrolet 2013. Após o jogo será colocado um palco na orla do gramado do Frei Epifânio, para a entrega do troféu jornalista Juraci Filho, alusivo ao primeiro turno, que será entregue ao capitão do time campeão. E o troféu, cuja imagem O PROGRESSO, publicou ontem com exclusividade, é muito bonito e de material duradouro, muito diferente dos que eram entregues pela diretoria anterior.

Devendo
Por falar em troféus, a FMF deve pelo menos uns três ao Imperatriz, no que se refere ao título de um dos turnos do estadual. A questão é que a diretoria anterior da FMF, que passou mais de 20 anos, tinha um presidente que jamais vinha a uma decisão no interior e até mesmo na capital era raro, nem mesmo quando o finalista era o seu time do coração, o Sampaio. O troféu de campeão de 2005 era de qualidade duvidosa e não aguentou uma volta olímpica chegando a Imperatriz já quebrado.

Onde está?
Por falar em troféu, onde se encontra o de campeão maranhense de 2005? A diretoria do Imperatriz tem de ir atrás e montar no escritório do Cavalo de Aço, um local para que os troféus conquistados pelo clube, fiquem expostos para a visitação dos torcedores. Troféu não pode ser propriedade particular de presidente e ex-presidentes.

Camisas
Vários torcedores do Imperatriz, estão querendo saber, onde encontrar a camisa do clube para venda. O presidente Edvaldo Cardoso me disse certo dia que o clube iria abrir uma loja própria para vender camisas, chaveiros e outros objetos com o escudo do clube. Mas parece que a ideia ainda não foi tirada do papel para a prática. Mas mesmo assim o torcedor precisa saber onde comprar as camisas. Me disseram que na Boa Forma (Timbira Shopping) tem.

Engenhão
Um dos maiores absurdos que já aconteceu no mundo do futebol, foi esse do Engenhão, um estádio que foi inaugurado no dia 30 de junho de 2007, portanto ainda não completou 6 anos, não pode e não deveria estar com sua estrutura na situação em que se encontra. Os responsáveis têm de arcar com as responsabilidades. E todo cuidado é pouco com as outras arenas, pois mesmo engenheiro do Engenhão é responsável por estruturas de dois estádios que estão sendo erguidos para a Copa. Um deles o Castelão de Fortaleza.

CURTINHAS
Quem quiser adquirir cartela para o sorteio de prêmios cuja renda será para ajudar o Guru, procurar a LIF//////Cada cartela custa R$ 5,00//////O lateral esquerdo imperatrizense, Jeferson, faz parte da lista de dispensa do Sampaio Corrêa//////Agora ficou difícil para o jogador, pois não pode disputar o segundo turno do estadual por nenhum clube//////E o pior de tudo é que Jeferson foi dispensado do Sampaio por deficiência técnica/////Fato que particularmente eu discordo, pois considero o Jeferson como um dos melhores laterais esquerdos do Maranhão//////O primeiro para mim sempre foi o Edson que está muito bem no Imperatriz///////O torcedor do Cavalo de Aço, já está convidado para que domingo lotem o Frei Epifânio e possam participar desse bonita festa do interior.