Depois de merecidas férias, estamos de volta ao dia-a-dia dos bastidores políticos da grande cidade e região. É claro que muitas coisas aconteceram no primeiro mês do ano, quando deveria ser um mês morno de novidades na seara política. Não só em Imperatriz, mas em toda a região, as conversas estão adiantadas em termos de sucessão, o que leva a crer que o debate sucessório será intenso nos próximos meses até a chegada do mês de junho, quando ocorrerão as convenções partidárias e as definições de quem será realmente candidato. Até lá, muitas especulações.
Imperatriz
Em Imperatriz uma pesquisa feita pelo instituto Escutec, a qual não deve ser desqualificada e sim analisada por todos os candidatos, provocou “pânico”, principalmente em quem tem a missão apenas de espalhar boatos e até atravessar articulação.
Pesquisa
Os dados apresentados pelo instituto mostram não apenas o que todos sabiam, o potencial eleitoral de Ildon, mas também o crescimento de outros pré-candidatos, como Sanches e Porto, e a ausência por completo de Rosângela Curado e outros. Isso não foi levado em consideração.
Convite
Como não foi desmentido, ficou como verdade o suposto convite feito por gente ligada ao prefeito Madeira para Porto ser secretário. Caso tenha sido mesmo autorizado a fazer a sondagem, foi de uma tremenda burrice e deu fôlego para quem esteja apenas querendo ser vice. Não se deve fazer convite para pré-candidatos após divulgação de pesquisa em que o convidado esteja dentro da situação de continuar candidato.
Infraestrutura
E mais: o resultado da pesquisa não pode ser visto como uma banda da terra que caiu no ninho tucano. É preciso analisá-la com tranquilidade, primeiro detectar os pontos localizados onde houve um número maior de entrevistados. Pelo andar da carruagem, os bairros onde foram ouvidas mais pessoas foram os que a TV Mirante mostra todos os dias. Basta observar a reprovação do secretário Roberto Alencar. Ou seja, onde menos a administração municipal vem trabalhando e com as chuvas aumenta a desaprovação de um todo.
O que
Fazer? Bom, aí são outros quinhentos. Na minha modesta opinião, não deveriam ter criado um factoide de encomendar uma nova pesquisa para desqualificar outra. Isso deve ser feito sem alarde e para consumo interno do candidato que poderia contratar e ampliar o número de entrevistados e aí teria um quadro geral. Também é preciso definir detalhes da coleta. Os marqueteiros do prefeito e do PSDB devem saber como agir.
Sub-judice
Já o empresário e ex-prefeito Ildon Marques, como não tem nada com isso, soube aproveitar bem a recomendação do marketing e até mesmo em uma televisão que não gosta de entrevistar possíveis candidatos, como forma de não ajudá-lo, ele esteve dando entrevista. Afirmou que será candidato de qualquer jeito e, na pior das hipóteses, disputará com liminar.
Resolver
Ildon sabe que nestas condições será complicado, por isso anunciou que espera chegar o mês de junho sem pendências jurídicas e registrar sua candidatura sem problema. O eleitor vai ficar atento aos candidatos com pendências jurídicas e com liminares. Com isso, poderá tirar alguns pontos de quem esteja nesta situação durante a campanha.
Jardineira
Nenhum município está entrando com recursos para receber a Jardineira. Ela foi contratada pelo Governo do Estado, via Secretaria de Cultura, e sua programação elaborada por ele e o secretário Hildo Rocha. O colunista e Osório Neto praticamente fizeram a programação a ser cumprida na região. A maratona começou sábado em Ribamar Fiquene e seguirá nesta quinta-feira em Sítio Novo.
Comentários