Obstrução

Não foram os riachos que invadiram as casas, foram as casas que invadiram o curso natural dos riachos. Infelizmente, nossa cidade, em período de fortes chuvas, enfrenta vários problemas setoriais de alagamentos. Grande parte das inundações é provocada por obstruções de construções não permitidas próximo aos riachos, o que inviabiliza o trajeto natural das águas, causando alagamentos nas residências de locais mais baixos. Claro que é fundamental o poder público viabilizar obras de drenagem para que de forma paliativa a cidade sofra menos com enxurradas e inundações. Construções próximas a riachos não são permitidas. Caso você veja obras sendo feitas próximas a riachos, denuncie imediatamente à prefeitura.

Destruindo

Esta semana, a Defesa Civil, com o apoio da Sinfra, derrubou palafitas construídas sobre o riacho Bacuri que impediam a passagem normal da água. Moradores gostaram da atitude, pois certamente reduzirá o drama da água invadindo suas casas.

Comercial

Fazer aqui um comercial. Como diria o colega Machado Neto, vale conferir: faça seu clareamento dental na STETIC ODONTO com a Dra. Milene Marinho. Na Rua Pernambuco, 819, entre Getúlio Vargas e Dorgival Pinheiro. Essa eu recomendo.

Irrigação

Foi realizado, dos dias 26 a 29 de novembro, um curso de irrigação promovido pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A iniciativa voltada para produtores rurais aconteceu no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.

Técnicas

De acordo com o instrutor do Senar, o engenheiro agrônomo Ricardo Lucas, “o objetivo do curso é fazer com que os produtores consigam alinhar uma boa técnica ao campo, é trazer para estes produtores a possibilidade de levar os conceitos teóricos de montagem e manutenção do sistema de irrigação que eles já possuem para um nível mais alto”, explicou.

Desempenho

Durante as atividades do curso, foi mostrado aos alunos como eles podem melhorar o desempenho dos sistemas de irrigação, por meio de técnicas e equipamentos capazes de aperfeiçoar o trabalho. Os participantes, além de receberem o suporte teórico, participaram de aulas no campo para colocarem em prática os ensinamentos recebidos em sala.

Atendimento

O Terminal Rodoviário Jackson Lago ganhará ponto de atendimento social da Prefeitura. Iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, foi acertada na manhã dessa quinta-feira, 29, durante reunião com a administração do local.

Identificar

De acordo com a secretária da Sedes, Janaína Ramos, a ação tem o objetivo de identificar pessoas que desembarcam em Imperatriz em busca de estabilidade econômica. “Mediante triagem técnica, poderemos prestar assistência e evitar que Imperatriz aumente número de moradores de rua”, explica ao observar que o município tem obrigação de acolher e abrigar a população em situação de rua.

Analógico

Este é o último fim de semana antes do desligamento do sinal analógico em Imperatriz e em outros quatro municípios da região, que será realizado na próxima quarta-feira, dia 05. Por isso, se você já retirou o kit distribuído pela Seja Digital, mas ainda não fez a instalação do equipamento, aproveite o fim de semana para instalar seu conversor e sua antena digital. Quem não se preparar nos próximos dias ficará sem TV.

Multas

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o Projeto de Lei 10985/18, do Senado, que pretende estabelecer multa a ser paga pelas empresas distribuidoras de energia aos usuários do serviço de energia elétrica “diretamente prejudicados” em caso de interrupção no fornecimento. Ainda não foi definida a data para análise do mérito do projeto em Plenário.