Barreira

Ao contrário do que vem apregoando o presidente estadual do PCdoB no Maranhão, Márcio Jerry, a fusão do partido com o PPL forma uma nova legenda, mas não garante sobrevivência aos dois partidos, pois não forma quantidade suficiente de eleitos para superar a chamada cláusula de barreira. Segundo a reforma política aprovada pelo Congresso no ano passado, com regra já aplicada na eleição de 2018, cada partido tinha de ter obtido em outubro último ao menos 1,5% dos votos válidos para a Câmara dos Deputados, distribuídos em, no mínimo, nove unidades da federação, com pelo menos 1% dos votos válidos em cada uma delas. Outra opção era eleger pelo menos nove deputados, distribuídos em, no mínimo, nove estados do país. Quem não ultrapassou a barreira ficará sem recursos de fundo partidário e tempo de propaganda no rádio e na TV nas eleições de 2020, o que, na prática, impede a sobrevivência do partido.

Fracassou

No caso do PCdoB, que tem o governador Flávio Dino em sua fileiras, o partido fracassou nas urnas e fez 1,35%. Os comunistas até conseguiram eleger nove deputados federais, mas em apenas sete estados da federação: dois no Maranhão (o próprio Márcio Jerry e o Rubens Pereira Júnior, sendo o último reeleito), dois na Bahia (Alice Portugal e Daniel Almeida, ambos reeleitos), um no Rio de Janeiro (Jandira Feghali, reeleita), um em São Paulo (Orlando Silva, reeleito), um no Acre (Perpétua Almeida, que retorna à Câmara), um no Amapá (professora Marcivânia, reeleita) e um em Pernambuco (Renildo Calheiros, que também retorna à Câmara).

Pífio

Já o PPL teve desempenho bem pior e fez somente 0,39%. Apenas o deputado federal Uldúrico Júnior, reeleito pelo eleitorado da Bahia. Desta forma, ainda que o PCdoB consiga reverter a situação do deputado federal Isaac Carvalho, eleito sub judice em razão de condenação por improbidade administrativa enquanto era prefeito de Juazeiro (BA), e efetive a fusão com o PPL, o PCdoB não conseguirá superar a cláusula de barreira.

Insuficiente

Isso ocorre porque, mesmo se a votação do comunista Isaac for reconhecida, a sigla passaria para apenas 1,46% dos votos válidos para a Câmara e, fundidos os dois partidos, a nova legenda passaria para 10 parlamentares, mas não atingiria a nota de corte e continuaria a ter eleitos apenas nos mesmos sete estados, alcance eleitoral insuficiente para ultrapassar a cláusula de barreira.

Cara

Sobre a ida dos governadores a Brasília, disse Bolsonaro: "Eles se sentem no direito de não participar da reunião dos governadores e querem ter o direito de serem atendidos quando bem entendem. Que aprendam a lição. Não foram ao encontro marcado semana passada, resolveram ir nessa semana e acharam que o mundo gira em torno deles, é isso mesmo?".

Governadores

Após o encontro dessa quarta-feira (21) com o futuro ministro da Justiça e Segurança, Sergio Moro, a quem entregaram uma carta contendo as principais propostas para desenvolvimento da região, os governadores do Nordeste vão se encontrar com o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), dia 12 de dezembro, para detalharem as suas reivindicações, que incluem, dentre outros temas, a retomada de 20 mil obras que estão paralisadas ou se encontram com andamento em ritmo muito lento.

Emprego

Com 12.554 contratações e 11.890 demissões, o Maranhão fechou o mês de outubro com um saldo de 664 postos de trabalho preservados, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nessa quarta-feira (21). Com este desempenho, o estado passa a ter um acumulado de 12.646 empregos preservados, resultado de 130.801 admissões e 181.155 desligamentos. O acumulado dos 12 meses é de 10.684, com 153.889 contratações e 143.205 demissões.

Presentes

Para muitos brasileiros, fim de ano é sinônimo de dinheiro extra entrando na conta e, por isso, alguns se perguntam qual deve ser a prioridade do uso do décimo terceiro salário. Um levantamento realizado em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que dois (23%) em cada dez trabalhadores que recebem décimo terceiro salário devem utilizar ao menos parte desse dinheiro extra para comprar presentes de Natal.