Discussão
Imperatriz continua a mesma. Sempre que o município promove eventos, chovem críticas de todos os lados. Há aqueles que são contra determinados artistas que são contratados, assim como querem saber de quem é o som, palco e quem foi contratado. Também há aqueles que querem saber os custos. E no carnaval, São João e agora no réveillon, em que a prefeitura anuncia a vinda de um cantor da chamada primeira linha, já começou o disse-me-disse, levando a Câmara a convidar o presidente da Fundação Cultural para explicar o projeto das festividades do final de ano. Ou seja, se fazem, criticam; se não investem em atração nacional, também. Fica difícil!
Custos
A lei federal diz que cada unidade da Federação pode ter apenas um feriado ao longo do ano, mas a Assembleia Legislativa criou e o Poder Executivo sancionou o segundo, e assim o Maranhão parou na terça-feira (20) para comemorar o Dia da Consciência Negra, obrigando os comerciantes que quisessem abrir seus estabelecimentos a terem um custo a mais em suas despesas.
Acordo
Segundo a Federação do Comércio (Fecomércio), os sindicatos patronais e o Sindicato dos Empregados no Comércio fecharam acordo para que as lojas funcionassem nesta data, contudo o trabalho é considerado extraordinário e deverá o patrão pagar, com acréscimo de 100%, o valor da hora normal trabalhada, além de uma gratificação no valor de R$ 60,00, em espécie, para cada empregado ao final do expediente.
Bispo
Agora de fato bispo! Dom Francisco Lima Soares toma posse na diocese de Carolina no dia 15 de dezembro. 68 padres, dezenas de bispos, inclusive dom Gilberto Pastana, ex-bispo da Diocese de Imperatriz, formaram o clero, sob a tutela de dom Vilson Basso, que ordenou o primeiro bispo da segunda maior cidade do estado, Imperatriz. Ressaltando que na mesma data foi o aniversário de vida de dom Francisco, com 28 anos de sacerdócio. Ordenado pelo saudoso dom Affonso Felippe Gregory na mesma Catedral de Fátima, onde ele recebeu o voto episcopal, bênção divina na sua nova missão. É o desejo de toda a comunidade católica.
Celular
Um estudante da rede municipal de ensino, identificado pelo prenome de Andrei, foi vítima de disparo de arma de fogo na noite de quarta-feira (21) no município de Governador Edison Lobão. Segundo informações, um elemento armado teria abordado o jovem para tentar assaltá-lo e teria dito que queria o aparelho de telefone celular, mas a vítima teria dito não ter nada que pudesse ser levado. Foi quando o ladrão disparou contra ele, segundo relatos em redes sociais, dizendo: 'Se não tem nem um celular, merece morrer'. Pura covardia!
Telefones
Visando melhorar o acesso da população aos serviços de assistência social oferecidos pelo município, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, disponibiliza, a partir desta semana, número de telefones para informações nos Centros de Referência em Assistência Social, Cras, e no Centro Especializado em Assistência Social, Creas. A comunidade pode solicitar informações e tirar dúvidas por meio de ligações, evitando muitas vezes ter que se deslocar de sua casa até um dos centros.
SUS
O deputado federal Hildo Rocha conseguiu aprovar na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados (CFT) relatório de sua autoria referente ao PL 5460/2016, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a oferecer o procedimento de implante por cateter de prótese valvar ártica às pessoas com estenose aórtica que possuam contraindicações à cirurgia convencional. Hildo Rocha destacou que a legislação atual não permite a realização desse procedimento na rede pública de saúde.
Eleição
Advogados de todo o estado estarão de volta às urnas nesta sexta-feira para eleger os presidentes da Seccional maranhenses e das Subseções. Em Imperatriz pela primeira vez duas mulheres disputam o comando da subseção, Márcia e Celma Baiano. Só para lembrar: a subseção já foi dirigida por uma mulher, a dra. Helena Amorim, mas nunca houve uma disputa entre mulheres. Mais de 1500 dos mais de dois mil e quinhentos advogados estão aptos a votar hoje em Imperatriz.
Comentários