Bolsonaro

A coluna já destacou antes e volta a ressaltar que não houve influência de nenhuma liderança política isolada para a vitória de Jair Bolsonaro. Foi uma generalização contra um sistema considerado corrupto e ultrapassado chamado PT, e a situação em que se encontra o Brasil e os brasileiros na questão da violência. Muitos aderiram e reforçaram a campanha. Mas, individualmente, não se pode apontar nenhuma liderança pela vitória.

Prefeito

E mais: ainda é cedo para especular que um determinado político possa ser beneficiado por ter aderido ao candidato a presidente eleito. O exemplo a gente viu no estado, em que Maura Jorge não conseguiu colar seu nome ao do Bolsonaro, como se esperava. Tem muita água para passar por baixo dessa ponte.

PDT

"Meu nome é Andréa Viana. Sou assessora de comunicação do deputado federal Weverton Rocha, presidente do PDT estadual no Maranhão. Estou entrando em contato para falar da informação publicada em sua coluna (Fora de Pauta) hoje, na qual o prefeito Assis Ramos informa que foi convidado a se filiar no PDT. O convite não aconteceu".

Nota

A coluna não informou que o convite partira do presidente do Partido, e por isso mesmo não pode ser dado ao prefeito a responsabilidade. Talvez tenha sido mal colocada à frase que, ao invés de convidado, teria sido sondado por gente pedetista, como tem ocorrido com outros partidos. Foi usado de forma generalizada sobre os convites.

Improbidade

O Ministério Público do Maranhão propôs, em 25 de outubro, Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito do Município de São Francisco do Brejão, Adão de Sousa Carneiro, e contra a secretária municipal de Planejamento, Administração e Finanças, Claudinir de Sousa Gomes, em razão de não terem obedecido normas estabelecidas em edital de concurso público promovido pela prefeitura.

Judiciário

 A manifestação ministerial foi assinada pela promotora de justiça Glauce Mara Lima Malheiros, da Comarca de Açailândia, da qual São Francisco do Brejão é termo judiciário. Consta nos autos que o servidor público municipal Francisco Pereira de Morais foi aprovado no último concurso público realizado pelo Município de São Francisco do Brejão, em 2016, para o cargo de professor do ensino fundamental. O concurso ofereceu 11 vagas. Francisco Pereira ficou em 12º lugar. Porém, cinco aprovados desistiram de tomar posse.

Elogios

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, não poupou elogios ao ex-presidente da República José Sarney (MDB), durante sessão solene do Congresso Nacional, realizada na manhã de anteontem (6), em homenagem aos 30 anos da Constituição Federal. Durante seu discurso, ele destacou a postura do ex-presidente na transição democrática.

Impossível

"Sem o presidente José Sarney, talvez, seria impossível o pálio da Constituição de 1988. A habilidade de vossa excelência nestes 30 anos deve ser mais uma vez destacada, como sempre o fiz nas celebrações, seja no Tribunal Superior Eleitoral ou no Supremo Tribunal Federal. A nação brasileira muito deve a transição democrática à pessoa do presidente José Sarney", afirmou.

Continência

No mesmo dia, em meio às homenagens à carta magna, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) também demonstrou respeito a Sarney ao bater continência para o emedebista.