Méritos

Não há mérito de aliados na vitória do presidente eleito Jair Bolsonaro no Maranhão, mesmo que alguns possam querer tirar proveito, insinuando que surgiu uma nova liderança e representante do presidente eleito no estado. Também não há porque o estado ter dado a votação maior a Fernanda Haddad, mesmo porque a vitória no estado pode significar prejuízos políticos e administrativos, porque o governador reeleito fez oposição ao presidente eleito e com um detalhe: não foi uma simples oposição, e sim ferrenho crítico a Bolsonaro. Flávio Dino poderia ter apoiado e feito a campanha do candidato do PT sem precisar ofender o adversário, como fez. Terá que aguentar as consequências.

Liderança

Não se acredita que Maura Jorge surja como uma nova liderança e com cacife para assumir ministério ou mesmo a representação do governo federal no Maranhão. Certamente, será ouvida em algum momento, mas pelas informações preliminares, o interlocutor deverá ser o deputado federal reeleito Aluísio Mendes.

Três

Das 217 cidades maranhenses, apenas 3 deram vantagem ao mito: São Pedro dos Crentes, Açailândia e Imperatriz. Uma demonstração de que o eleitor votou sem pensar em grupos políticos é que das três cidades em que Bolsonaro ganhou, uma, Açailândia, é administrada por um prefeito do Partido Comunista, o mesmo da vice Manuela e do governador.

PT e Sarney

A eleição presidencial repetiu o que já vimos no Maranhão. Não foi uma campanha de projetos e programas, isso nem foi avaliado pelos eleitores, a exemplo do Maranhão, em que o eleitor nem quis saber de projetos para o estado, mas sim, derrotar um grupo político, o do Sarney. Na presidencial, importava derrotar o PT e seus erros e denúncias de corrupção que apagaram as coisas boas que o governo petista fez ao Brasil.

Café

Artistas, intelectuais e autoridades prestigiam o Café Cultural da FCI. Projeto piloto foi muito bem recebido pelos fazedores de cultura. Lançado na manhã de sexta-feira (26), na sede da Fundação Cultural de Imperatriz - FCI, o projeto piloto Café Cultural foi muito bem recebido pelos artistas, intelectuais, autoridades municipais e fazedores de cultura que se fizeram presentes ao evento.

Cultural

Ao saudar os convidados, o presidente da FCI, José Carneiro dos Santos, agradeceu as presenças de todos, disse ser agradecido ao prefeito Assis Ramos, que lhe confiou a pasta da cultura, "e vem dando todo apoio nas ações desenvolvidas pela Fundação Cultural".

Trabalho

O vereador Paulinho Lobão participou na manhã de ontem a segunda-feira, 29, do café da manhã na SETRAN em homenagem ao Dia do Servidor Público Municipal. Na ocasião, ressaltou o grande trabalho que a Secretaria de trânsito tem desenvolvido na cidade e a bela prestação de serviços a toda Imperatriz. O prefeito Assis Ramos e o vice Alex Rocha também participaram do evento ao lado do secretário Leandro Braga.

Improbidade

O Ministério Público do Maranhão ajuizou, na última terça-feira, 23, Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de São Francisco do Brejão, Adão de Sousa Carneiro, por contratação irregular de servidores temporários que ocupam cargos que deveriam ser preenchidos por candidatos aprovados no último concurso público realizado em 2016. "Em clara afronta às recomendações anteriores, em vez de nomear os aprovados do concurso público então vigente, o Município de São Francisco de Brejão abriu edital de seletivo para contratação precária de professores, contemplando os mesmos cargos que deveriam ser providos pelos candidatos do certame público", informou o Ministério Público.