Carreira

Engana-se quem pensa que a carreira política do dr. Daniel Fiim parou na eleição deste ano, em que contabilizou mais de 22 mil votos. O jovem médico é filho do casal político Francisco Fiim e Eliene, sim, porque a sua mãe sempre atuou nas campanhas do esposo e com trânsito livre em todos os setores da grande Imperatriz. Fortalecido pela expressiva votação de uma campanha feita na base da conversa sincera e sem grandes estruturas, ele vai continuar na ativa e não será surpresa para esta coluna se daqui a dois anos ele estiver novamente disputando o pleito e repetindo o que fez seu pai em formar chapa com o então deputado Léo Franklin. É esperar para conferir.

João Lisboa

Não há mais dúvidas de que o médico e ex-prefeito Emiliano Menezes estará novamente participando do processo eleitoral na Gameleira como candidato a prefeito, cargo que ocupou por dois mandatos e saiu com uma grande aprovação dos joãolisboenses. A partir de janeiro de 2019, Emiliano poderá estar livre das ações judiciais, inclusive das nove contas com problemas, sendo que sete já foram resolvidos a seu favor.

OAB

A atual vice-presidente da subseção local da OAB, Celma Baiano, registrou e é candidata à presidência nas eleições da entidade marcadas para o dia 23 de novembro. Da geração de novos advogados, Celma Baiano, que vem ser esposa do empresário Darci Baiano, tem como companheiro de chapa na vice-presidência o também jovem advogado Bruno Guilerme e foi denominada de chapa OAB Mais forte.

Reuniões

Sobre seu programa de trabalho, a candidata, que tem o apoio do atual presidente Heleno, informou que as propostas estão sendo construídas nos encontros com os colegas advogados que vêm ocorrendo diariamente, ouvindo seus anseios e sugestões e que deverá divulgar todas as propostas em alguns dias.

Café

Ontem pela manhã, na Fundação Cultural de Imperatriz, ocorreu o lançamento do projeto "Café Cultural". Com a palestra Arte, psicanálise e processos criativos: concepções estéticas de Sigmund Freud, além de música instrumental, leitura dramática, um delicioso brunch, muita interação e pessoas interessantes. Parabéns, Axel Britto! Parabéns, presidente da FCI - José Carneiro Santos (Buzuca)!

Portais

Apenas 64 dos 217 municípios maranhenses, ou seja, 29% do total, atualizam adequadamente os seus Portais da Transparência, conforme exigem a Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000) e a Lei de Acesso à Informação (12.527/2011).

Câmaras

No caso das Câmaras de Vereadores, somente 21 dos portais são atualizados, o que equivale a 9% do total. Sendo que de todos os legislativos municipais, apenas 75,57% possuem essas ferramentas. São 53 câmaras municipais que não dispõem do portal na internet e apenas uma prefeitura maranhense.

Vistoria

A constatação foi feita em vistoria realizada pelo Ministério Público do Maranhão, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa (CAOp-Proad) e da Assessoria Técnica da Procuradoria Geral de Justiça, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) no Maranhão e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Acesso

A ação, que foi realizada de abril a outubro de 2018, integra o programa institucional "O Ministério Público na Defesa da Transparência Pública - Município Transparente, Garantia de Acesso à Informação", lançado pelo MPMA em 2016. Os servidores envolvidos na checagem analisaram os portais da transparência e os serviços de informações ao cidadão das Prefeituras e Câmaras de todos os 217 municípios do Maranhão, aferindo o grau de adesão à Lei de Responsabilidade Fiscal e à Lei de Acesso à Informação.