Sucessão municipal
É claro que ainda faltam dois anos para o pleito, no entanto nos bastidores já se fala claramente no empenho dos grupos para conquistarem a segunda maior cidade do estado. De um lado, o governador Flávio Dino, que nunca conseguiu engolir a derrota da sua candidata para o então novato Assis Ramos, irá tentar mais uma vez ganhar. Para isso, já tem gente apostando que ele irá trabalhar em três frentes, em Rildo Amaral, Marco Aurélio e Clayton Noleto. É bom lembrar que nem sempre uma eleição estadual se repete na municipal. Madeira que o diga. Eleito quatro vezes deputado federal, somente na terceira tentativa de ser prefeito é que conseguiu.
Avaliado
Com números que demonstram que sua administração está bem avaliada junto à população, o prefeito Assis Ramos surge com potencial para a sua reeleição e, mesmo assim, não descuida e vem se articulando promovendo mudanças em seus auxiliares e colocando ao seu lado jovens lideranças como Daniel Fiim, Josivaldo JP e mantendo aliados como Fátima Avelino e Eudes. Por isso mesmo, continua em alta para permanecer por mais quatro anos no comando de Imperatriz.
Políticos
Como tem um quadro de auxiliares técnicos, mas não populares, Assis Ramos quer ampliar a presença de secretários que sejam técnicos e políticos para que seu nome seja fortalecido em todas as ações que os titulares das pastas venham a executar. Por isso mesmo não será surpresa para a coluna se não ocorrerem novas mudanças no secretariado.
Pé de Pato
Quem também sonha em obter apoio político do governador do estado é o atual presidente da Câmara, José Carlos Soares. Aliado de primeira hora do governo, "Pé de Pato" sabe que a disputa será intensa para conseguir este objetivo, mas pretende encarar e obter a vitória no apoio e depois na campanha.
Fora
Mesmo não sendo eleitos deputados federais, não se deve descartar ainda as presenças de Ildon Marques e Madeira na sucessão municipal. O primeiro sabe que tem um percentual de eleitores que pode se transformar numa arma forte para a eleição. Já Madeira não tem um percentual definido de eleitores, o que pode determinar sua candidatura ou não.
Ribinha
Quem também continua acompanhando o movimento é o empresário Ribinha Cunha, que por enquanto não pensa em pendurar as chuteiras e no momento certo deverá anunciar se participará e de que forma do processo eleitoral. Com a experiência já obtida nos dois pleitos, sabe que não pode se dar ao luxo de disputar só por disputar. No que está correto. Ou seja, se um dos candidatos estiver em excelentes condições de ser eleito, não será candidato. Agora, havendo vácuo, entrará de corpo e alma na campanha.
Ramal
A Federação das Indústrias (Fiema) entregou à Vale o projeto para construção de um ramal ferroviário interligando Porto Franco, Balsas e Açailândia, no Maranhão, além de Eliseu Martins, no Piauí, à Ferrovia Norte-Sul, em Açailândia, que seria uma das compensações ao estado pela prorrogação do prazo de concessão da Estrada de Ferro Carajás à mineradora.
Norte-Sul
O ramal compreenderia o trecho Porto Franco-Balsas-Eliseu Martins (PI)-Balsas (MA)-Porto Franco (MA) e entroncamento com a Ferrovia Norte-Sul (EF-151), com base em estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, elaborados pelo Consórcio Oikos-Transplan-Consegv, contratado pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, empresa pública responsável pela construção do leito da ferrovia Norte-Sul.
Esgoto
O vereador Chiquim da Diferro, numa parceria com a Secretaria de Agricultura e Associação dos Feirantes da Nova Imperatriz, ontem iniciou a recuperação da rede de esgoto da referida feira, que recebe diariamente centenas de pessoas que adquirem ótimos produtos hortifrutigranjeiros. Assim como na feira funciona também a área de alimentação, com a tradicional panelada. Esse serviço vai evitar que as chuvas causem transtorno para os feirantes e clientes.
Comentários