Mudanças
Um total de 57.428 votos dados a deputado federal e estadual no Maranhão pode alterar a formação das bancadas partidárias na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. Esses votos foram dados a candidatos que tiveram problemas em seus registros e os mesmos não entraram na contagem oficial, mas podem ser validados em recursos no Tribunal Superior Eleitoral. O atual deputado estadual Hemetério Weba (PP), por exemplo, obteve 32.328 votos contados em separado. Se eles forem validados no TSE, sua coligação confirmará a reeleição do deputado Edivaldo Holanda (PTC), tirando a vaga do Pastor Cavalcante (Pros).
Outro caso
Sayd Zaidan, candidato pelo PT, teve 1.780 votos anulados. Se eles forem validos em recurso, garante a vaga ao também petista Luiz Henrique Souza; quem sai, neste caso, é Ricardo Rios, reeleito pelo PDT. Na Câmara Federal, a mudança pode ocorrer se o TSE considerar válidos os 23.320 votos de Ricardo Murad (PRP). Neste caso, no cálculo dos quocientes eleitorais, quem ganhará a vaga será Volmer Araújo (PV), que assumirá no lugar de Juscelino Filho (DEM).
Diplomação
Todos estes casos devem ser julgados no TSE antes mesmo da diplomação, prevista para dezembro. A posse dos eleitos na Câmara e na Assembleia acontece em 1º de fevereiro.
MDB
As urnas selaram de forma trágica o destino da família Sarney nos próximos quatro anos, além da pesada derrota para o governador reeleito Flávio Dino (PCdoB). Pela primeira vez em 50 anos, nenhum membro do clã estará em Brasília representando os interesses da família no Congresso Nacional.
Único
Na próxima legislatura, Hildo Rocha (MDB) será o emedebista maranhense melhor posicionado no Congresso. Como o senador Lobão não conseguiu a reeleição e João Alberto abdicou da disputa, o deputado federal declarou que pretende assumir o controle do partido no estado.
Alternância
"É preciso ter alternância de poder. Nada contra o senador João Alberto, mas é preciso testar outros nomes; até pra ver se o que está lá é bom mesmo. Nunca se vai saber o que é bom se não testarmos outro", justificou o parlamentar a um blog da capital.
Mudar
Hildo não tem hoje o controle sobre nenhum diretório municipal do partido no Maranhão, não tendo também nenhum tipo de influência sobre as decisões da legenda no estado. Ele tentará assumir o controle do partido. Caso não consiga, já sinalizou que pode deixar a agremiação.
Fundamento
Parece que ainda estamos em campanha. Mesmo com a eleição já passada e os eleitos tomando providências para suas posses, ainda tem quem esteja pregando mentiras de derrotados. Agora mesmo, espalham que o deputado eleito Rildo Amaral estaria armando listas de aprovados no futuro concurso da Guarda Municipal, em um total desrespeito para com a organização do concurso e com o próprio vereador. Ele ontem distribuiu nota sobre o assunto.
Ordenação
E amanhã começa a programação de ordenação do Monsenhor Francisco Lima Soares como bispo com a realização da missa às 19 horas e no dia 22 a primeira missa celebrada pelo novo bispo. Ambas na Catedral de Fátima. A posse do novo bispo na diocese de Carolina está marcada para o dia 15 de dezembro, às 18 horas, na cidade de Carolina.
Comentários