Indeferidos
Pelo menos 79 candidatos a deputado federal tiveram suas candidaturas indeferidas pela Justiça Federal, e na lista aparecem alguns nomes conhecidos, como do ex-secretário Ricardo Murad (PRP) e Raimundo Coelho (PDT), presidente da Federação da Agricultura, que pretendiam vaga na Câmara Federal. Na lista dos candidatos a deputado estadual estão, dentre outros, o atual deputado suplente Fernando Furtado (PCdoB), a radialista Helena Leite e Rogério Pitbull (PSDB). Outros nomes ainda aguardam julgamento, estão na lista dos que renunciaram ou dos que têm indeferimento aguardando recurso.
Governadores
Os seis candidatos a governador - Flávio Dino (PCdoB), Maura Jorge (PSL), Odívio Neto (PSOL), Ramon Zapata (PSTU), Roberto Rocha (PSDB) e Roseana Sarney (MDB) - tiveram suas candidaturas deferidas, assim como os onze pretendentes ao cargo de senador.
Revisão
A Corte eleitoral agora está analisando os recursos dos candidatos que foram indeferidos e muitos pela ausência de certidões, como foi o caso da vereadora Fátima Avelino, que não tem nenhum problema grave que a impeça de ser candidata e seus advogados já estão recorrendo da decisão do TRE.
Polêmica
O ex-deputado federal e ex-ministro do Turismo Gastão Vieira (PROS), que é candidato a uma vaga na Câmara Federal, agora como aliado do governador Flávio Dino (PCdoB), provocou uma polêmica danada no meio político ao postar em sua página no Twitter uma informação que contraria a pregação do governo atual, que insiste nas críticas às administrações anteriores por não terem cuidado da Educação, como vem sendo agora.
Construídas
Secretário estadual de Educação do primeiro governo de Roseana Sarney, de 1995 a 1998, Gastão diz que nesse período foram construídos 82 estabelecimentos de ensino e reformados mais de 400, o que totaliza perto de 500 as escolas entregues à população maranhense.
Indígenas
Estados e municípios que abrigam unidades de conservação da natureza ou terras indígenas demarcadas receberão uma fatia maior de recursos dos Fundos de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e dos Municípios (FPM). É o que prevê o PLS 375/2017, do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que está pronto para votação em Plenário.
Ampliado
O texto original estipulava a compensação apenas para estados da Amazônia Legal. A abrangência do projeto foi ampliada pelo relator da proposta na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Telmário Mota (PTB-RR). O relatório dele foi aprovado na CAE em maio deste ano. Telmário observou à época que áreas reservadas não constituem especificidade da Amazônia, estando presentes nas diversas regiões do país.
Maranhão
O Estado do Maranhão ganhará e muito caso este projeto seja aprovado e sancionado, assim como vários municípios, entre eles Amarante, Montes Altos, Sítio Novo, Barra do Corda e Grajaú, para citar só os da região. Grana que certamente será bem-vinda.
Livro
Foi um daqueles encontros agradáveis e que marca a noite de autografo da médica, empresária, poetisa e imortal Adriana Moulin do seu novo trabalho Palavras e Hiatos, no Yate Clube, com a presença dos seus colegas da Academia de Letras, médico e jornalistas. A suave brisa que sobrava a beira do rio Tocantins completou o ambiente que se formou no evento.
Terceiro
Palavras e Hiatos é a terceira obra da poetisa, que antes já produziu "Para Sempre Sol (biografia de seu pai) em 2008, "Lua como a Lua" (poemas, de 2015) e foi prefaciado pelo professor e imortal Ribamar Silva e também por não menos imortal Agostinho Noleto. E tem o selo da ETHOS Editora.
Comentários