Competitividade

O Ranking de Competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP) divulgado ontem (14) pela revista Veja mostra que o Maranhão segue em queda quando o assunto é gestão pública. Com a segunda pior nota (32,6) e tendo perdido uma posição em relação ao levantamento anterior, a gestão Flávio Dino (PCdoB) está à frente apenas do Acre. É a terceira queda seguida no ranking. Em 2015, primeiro ano do governo comunista, o Maranhão figurava na 20ª posição, com índice de 43,1. Ao longo de três anos, são 10 pontos e seis posições a menos. Um exemplo prático de que a teoria do PCdoB sobre melhorias no Maranhão não passa de discurso. Segundo a revista Veja, o ranking é composto a partir da seleção de 68 indicadores, distribuídos em 10 pilares temáticos.

Capital

O empresário Edison Lobão Filho deu uma força ao senador Roberto Rocha (PSDB) para que este traga de volta ao ar sua emissora Rádio Capital, que está muda desde o ano passado. Com a migração da Difusora, da faixa AM para FM, o que se efetivará segunda-feira (17), equipamentos de estúdio e transmissores serão doados à ex-concorrente, porque, com a migração, a faixa 680 será devolvida ao Ministério das Comunicações, que vai transferi-la para empresas de telefonia.

Empresa

As empresas com maior destaque no Brasil foram premiadas na quinta-feira em São Paulo, pelo grupo Estadão. O prêmio Empresa Mais é o maior do país e destaca o mais completo ranking do cenário empresarial. Mais de cem empresas foram homenageadas em diversos setores. O Maranhão foi destaque graças ao grupo Mateus, vitorioso na categoria nordeste.

Mais

Com um faturamento que só no ano passado acumulou R$ 7 bilhões, a empresa maranhense é responsável por gerar emprego e renda e ainda movimentar a economia do estado. O presidente do grupo Mateus, Ilson Mateus, esteve em Sampa para receber a premiação. Atualmente, o grupo Mateus é um conglomerado de empresas e soma mais de 22 mil colaboradores nos estados do Maranhão, Pará e Piauí.

Crescimento

E deve continuar crescendo ainda mais este ano, pois serão inauguradas mais três lojas no Maranhão, nas cidades de Bacabal, Chapadinha e Pinheiro. Na cerimônia de entrega da premiação, o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, esteve presente.

E como

Estamos falando em empreendimento de sucesso, vale destacar o trabalho que é desenvolvido pela metalúrgica Telacar Náutica, onde uma das indústrias de produção de barcos e canoas de alumínio que exporta para vários estados brasileiros, além de receber encomendas para reformas de lanchas oriundos dos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. Representa e bem a economia do município lá fora.

Indeferido

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) indeferiu, nesta semana, o pedido de registro de candidatura do Coronel Pereira (SDD), ex-comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). Ele tenta uma vaga na Assembleia Legislativa. Por unanimidade, os membros da corte eleitoral seguiram o voto do relator, juiz Gustavo Vilas Boas, apontando que o militar não comprovou ter-se desincompatibilizado do cargo público de dentro do prazo legal.
"Conforme relatado, a Procuradoria Regional Eleitoral apontou que o Requerente não apresentou prova de desincompatibilização do cargo de Coronel da Polícia Militar do Maranhão, mesmo após ser intimado para sanar o referido vício", destacou.

Caminhada

Hoje a candidata ao governo Roseana participará da primeira caminhada em Imperatriz e o bairro escolhido foi a grande Vila Lobão. A partir das 8 horas deste sábado, Roseana, Ribinha Cunha, o prefeito Assis e os candidatos ao senado Sarney Filho e Lobão, além dos candidatos a deputados, percorrerão as ruas do bairro, que engloba também as vilas Redenção I e II.

Celeridade

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão já julgou 75% dos pedidos de registro de candidatura para as eleições 2018. A informação é da assessoria da própria Corte, e correspondem aos processos apreciados pela Corte até a última terça-feira, 11.