Ideb

Os novos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostram que, apesar da comemoração do Palácio dos Leões e seu entorno nas redes sociais para escamotear a realidade, a educação não avançou como deveria no Maranhão e a situação é extremamente preocupante. Segundo as notas divulgadas, nessa segunda-feira 3, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), o estado não atingiu a meta em nenhum segmento do ensino fundamental e médio pertencente à rede estadual.

Pior

Em relação aos anos iniciais do ensino fundamental da rede estadual (1º ao 5º ano), a situação é a pior possível, pois houve queda na avaliação comparada ao levantamento anterior. Nesta tabela, o desempenho do Maranhão em 2017 foi de apenas 4,1. A nota é inferior a 2015, quando o índice foi de 4,3. O desempenho é mais vexaminoso ainda quando comparado com as metas estadual e nacional para o ano, respectivamente, de 4,9 e 5,6. O resultado é destacado pelo Inep com uma bandeira vermelha, de sinal de alerta.

Abusou

Embora desde a madrugada de sábado (1º) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tenha determinado a suspensão de propaganda do Partido dos Trabalhadores (PT) com menção à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva a presidente da República, nessa segunda-feira (3), ainda que a decisão tenha sido reiterada por liminar do ministro Luís Felipe Salomão, no Maranhão o PT abusou do descumprimento da ordem judicial e veiculou no horário da propaganda eleitoral gratuita peças em que Lula é apresentado como candidato a presidente da República e Fernando Haddad seu vice.

Liminar

De acordo com a liminar do ministro do TSE, por cada veiculação o partido deve pagar multa de R$ 500 mil. Na noite desse sábado, a assessoria da direção nacional distribuiu nota sobre esse descumprimento da ordem judicial e culpou as emissoras de rádio pela veiculação das peças ilegais. Eis a nota:

Contestou

A Coligação "O Povo Feliz de Novo" contestou no TSE a representação maliciosa do Partido Novo, que induz a Justiça a erro e quer restaurar a censura política no país. A Coligação substituiu os programas eleitorais cumprindo a decisão provisória sobre a candidatura Lula e não é responsável por erros de emissoras que não fizeram a troca de programas. Cumprimos a lei e queremos que ela seja cumprida, sem perseguição política.

Anunciará

Reportagem publicada pela Folha de São Paulo informa que o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, já admitiu a aliados que desistirá de sair candidato nas próximas eleições. O anúncio da desistência, de acordo com o periódico, deverá ser feito de forma oficial no próximo dia 11.

Haddad

Com isso, Fernando Haddad - até então vice de Lula - deverá ser lançado como candidato principal do partido. A preocupação dos aliados de Lula é com a expiração dos prazos dados para o registro de novas candidaturas, neste caso. A perda do tempo para a oficialização do novo nome, neste caso, seria um verdadeiro "tiro no pé" petista.

Reflexão

"As palavras são como as folhas; quanto mais abundam, mais raramente se encontram entre elas frutos do bom senso." (Alexander Pope, poeta britânico nascido em 1688) As coisas importantes devem ser ditas com simplicidade. O vulgar só é sustentado pela imposição da voz no falar ou no gritar. Saber usar as palavras na hora certa e do jeito certo, é um nobre aprendizado. São 04h:24min. Vamos que vamos! Bom dia a todos!

Reforço

É possível que hoje seja divulgado mais um reforço à campanha da vereadora Fátima Avelino. Desde ontem que está sendo articulada a ida ao grupo de vereadores que lhe apoiam de mais um colega para se engajar em sua campanha. É esperar para conferir.