Impugnados
A coluna já chamou a atenção e repete: não há candidato das eleições deste ano impugnado ou que teve seu registro indeferido. O que há são pedidos formulados por candidatos, coligações e Procuradoria Regional Eleitoral, alegando problemas encontrados no histórico dos candidatos, como contas reprovadas no TCU e TCE ou de colegiados, como o TJ-MA. Alguns com erros já corrigidos e que ainda não foram excluídos da relação de gestores inelegíveis.
Único
De todos os mais de 400 candidatos que solicitaram registro de candidaturas, especialmente entre os que disputam as duas vagas no Senado, apenas o senador Lobão teve deferido o registro até ontem, ao meio dia. As sessões do TRE são lentas e apenas três vezes por semana. Quando o candidato não tem pedido de impugnação, é mais rápida a análise e liberação. Agora, quando há pedidos, a Corte começa a julgar, pede à defesa que se manifeste e os advogados têm sete dias para argumentarem.
Setembro
O certo é que até o dia 17 de setembro todos os pedidos de registros ou de impugnações deverão ser julgados, ficando a partir desta data aqueles que se sentirem prejudicados a recorrem ao TSE e ainda podendo recorrer ao STF.
Embargos
De todos os candidatos, o único que está inelegível é o governador Flávio Dino, mas ele já entrou com embargos declaratórios como recurso contra a decisão da juíza de Coroatá, que o tornou inelegível. Como está com recursos e sem data para ser apreciado pela corte eleitoral regional, ele vai fazendo sua campanha normalmente até esgotarem seus recursos.
Inelegível
Quem também se tornou inelegível foi o ex-secretário de Saúde, Ricardo Murad, que foi condenado por um juiz da cidade de Coroatá por firmar convênios com o município no período vedado. O TRE manteve a decisão do juiz singular e, com isso, ele ficou inelegível.
Continuam
Desta forma, embora com pedidos de impugnação, tanto Sebastião Madeira quanto Rosângela Curado continuam candidatíssimos e vão fazendo suas campanhas. Eles nem mesmo receberam a notificação para defesa no TRE sobre o pedido do procurador eleitoral.
Candidatas
Este ano Imperatriz terá três candidatas a deputada federal - duas pelo MDB e outra pelo Podemos. São candidatas a juíza aposentada Graça Carvalho, a professora Eline Oliveira e a sindicalista Sandra Bandeira. Todas já estão em campanha, objetivando alcançar os votos necessários para representar a cidade e a região em Brasília.
Caminhadas
Como já era esperado, a campanha deste ano seria feita na base do aperto de mão e assim os candidatos estão fazendo, com a realização de caminhadas por bairros polos. Ontem, por exemplo, Daniel Fiim, do PV, esteve caminhando pelo bairro da Vila Nova e contou com a presença do candidato a vice-governador Ribinha Cunha, representando Roseana Sarney, sua companheira de chapa.
Grupos
Em Amarante, os dois principais grupos políticos do município resolveram se unir para apoiar a candidatura de Hildo Rocha para deputado federal. A reunião que selou a união aconteceu na residência do Dr. Gildásio com a presença de centenas de lideranças políticas. Além de Hildo Rocha para federal, os grupos anunciaram apoio aos deputados estaduais Léo Cunha e Adriano Sarney, que disputam vagas na Assembleia Legislativa.
Unidos
Participaram do ato Dr. Gildásio, a ex-prefeita Adriana Ribeiro, os vereadores Azevedo Carlota, Benta Sales, Antônio Alberto, Elon Marinho e Hélio da Saúde. Lideranças de municípios vizinhos também prestigiaram o evento, como Vagtonio Brandão, prefeito de Buritirana.
Comentários