UPA

Ainda sobre a suspensão dos repasses para a UPA da Bernardo Sayão, em nota o Governo do Maranhão disse que é um equívoco, pois todas as informações têm sido repassadas regularmente ao Ministério da Saúde e garante acreditar no restabelecimento do envio da verba após o esclarecimento do caso. "A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que a unidade mantém o lançamento regular de sua produção, em obediência à Portaria nº 10/2017. A SES comunica que uma equipe técnica estadual já está em diálogo com o Ministério da Saúde para esclarecimentos sobre o equívoco gerado no sistema de apresentação desta produção, referente à UPA de Imperatriz. Tão logo haja esclarecimento, a suspensão do repasse deverá ser revogada", diz a nota.

Federal

Nas eleições deste ano, o eleitor começa a votar escolhendo o deputado federal. Até as eleições de 2014, o eleitor votava primeiro para deputado estadual ou distrital. A mudança na ordem de votação foi aprovada pela Câmara em 2010 e pelo Senado em 2014. Mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a mudança não valeria para aquela eleição.

Treinamento

À época, o ministro Dias Toffoli afirmou que a implantação da mudança para as eleições de 2014 demandaria a liberação de nova versão de software, de treinamento, entre outros fatores.

Importante

Para o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que encaminhou a votação do projeto na Câmara (PL 7522/10), a alteração é importante. "É o primeiro voto. É um voto mais voluntarioso, em que o eleitor está mais animado a votar. Ele abre a série de votações e estimula a ter uma participação maior do eleitor."

Ordem

De acordo com as regras atuais, neste ano, a ordem de votação será: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador (são dois votos para o Senado), governador e, por fim, presidente da República.

Beleza

Na próxima terça-feira (28), será lançada a 7ª Feira da Beleza de Imperatriz, em evento a ser realizado no Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz (PCI). A exposição será realizada no período de 11 a 13 de novembro, no Centro de Convenções (CCI), e é voltada para as áreas do cabelo, estética, maquiagem e manicure, tendo por objetivo atualizar os conhecimentos dos profissionais que atuam na área em níveis local e regional. Já anteciparam pedido de espaços empresas do Pará, Piauí e Tocantins.

Lula

A transexual Pâmela Maranhão, natural de São Domingos do Maranhão, cujo nome verdadeiro é Jackson Lima da Silva, decidiu concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão, pelo PT, e decidiu prestar uma homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na hora de pedir registro de sua candidatura ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), inscreveu-se como Pâmela Maranhão Lula.

Outros

Pâmela e outros dois petistas no Maranhão também decidiram adotar o nome Lula em sua identificação de campanha. Os outros são o jornalista Ney Henrique Silva de Sousa, candidato a deputado estadual, que se registrou como Luiz Henrique Lula da Silva, e o empresário Ney Jefferson Pereira Teixeira, natural de São Paulo, que no seu registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inscreveu-se como Ney Jefferson Lula. (Do site Maranhão Hoje)