Saúde

Depois da desativação de 20 leitos de UTIs, há quase um ano, e o corte do auxílio que vinha via Estado para operação das ambulâncias do Samu, por falta de prestação de contas, agora foi a vez da UPA da Bernardo Sayão ter os recursos suspensos por falta de prestação de contas pela Secretaria de Estado da Saúde. Sem falar nos problemas como atrasos de salários recorrentes no Hospital Macrorregional.

População

Independente de qual seja a UPA, com certeza a corda vai arrebentar no lado mais fraco, ou seja, na população carente, que tem na UPA da Bernardo Sayão exemplo de atendimento, e na própria gestão municipal, que terá que se desdobrar para atender aos pacientes que certamente serão desviados para o Socorrão, tendo em vista as dificuldades que os servidores da UPA estadual terão para manter o padrão de excelência e, consequentemente, a falta até de medicamentos.

Verificar

Mesmo admitindo que o poder do vereador é fiscalizar os serviços, o vereador Ricardo Seidel deveria primeiro ter feito um levantamento minucioso na questão da suspensão dos repasses para a UPA, ao invés de gravar vídeo e colocar nas redes que o problema foi má gestão do município. Nos documentos há claramente os números que mostram que o problema foi na UPA do Estado e que o próprio vereador distribuiu nota de retratação. Deveria ter feito outro vídeo admitindo o erro.

Pio

Por outro lado, há de se observar que as autoridades, como MP, Governo do Estado e os vereadores, não se manifestaram até agora sobre a retirada das UTIs de Imperatriz e que foi prometida pelo secretário Carlos Lula de que em 20 dias retornariam. Já se passaram mais de dois meses e nada. Pergunta-se: quantas vidas foram perdidas por falta de leitos de UTIs em Imperatriz neste período?

Asfalto

O prefeito Assis Ramos anunciou esta semana o recapeamento asfáltico da Avenida Pernambuco, na Vila Fiquene. A obra prevê o recuperação de 1,5 km de extensão, passando pela Avenida do Sol, até a Avenida Itaipu, no Parque Airton Senna.

Agenda

O deputado federal Hildo Rocha, candidato à reeleição, tem hoje e amanhã extensa a agenda a cumprir nos municípios da região. Com atuação em praticamente todos os municípios da região, Hildo Rocha terá nestes encontros o lançamento da campanha de sua candidatura à reeleição lançada pelos prefeitos e ex-prefeitos.

Carolina

A agenda começa hoje por Amarante, depois Estreito, Porto Franco e Carolina. Estará acompanhado do deputado Léo Cunha que também disputa a reeleição. Eleito como o segundo mais bem votado do estado, Rocha ampliou suas bases e trabalhou muito pelos municípios, como municipalista que é e conhecedor dos problemas municipais, pois já foi vereador e prefeito.

Digital

A partir do dia 5 de dezembro, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital, com imagem e som de cinema. A Seja Digital é a entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta no Brasil.

Garantir

Criada por determinação da Anatel, a entidade tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits gratuitos com antena digital e conversor com controle para famílias que têm direto aos equipamentos. Além de Imperatriz, o sinal analógico também será desligado em outras quatro cidades: Davinópolis, Governador Edison Lobão, João Lisboa e Senador La Rocque.