Cadê as UTIs?
"Iniciamos a semana e ainda não sabemos onde o governo do Estado está montando os 20 leitos de UTI. Melhor aguardar um pouco mais. O problema é que saúde não espera. Não torço contra e nem posso, mas seria mais sensato o secretário de Saúde do Estado ter assumido o erro e ter dito para a população de Imperatriz que iria tentar resolver o problema dos leitos perdidos em conjunto com o município e o governo federal. Agora, dizer que em uma semana os leitos estariam de volta é querer brincar com a opinião pública, um desrespeito. Leito de UTI não é sorvete que se compra em toda esquina. De qualquer forma, continuamos aguardando ansiosos pelo Antônio Pereira, Léo Cunha, Marco Aurélio, Valéria Macedo, todos calados. Não consigo entender esse silêncio". Comentário do prefeito Assis Ramos.
Vereadores
Como a audiência pública foi realizada na Câmara, o que se espera é que os vereadores cobrem do secretário Carlos Lula o cumprimento da promessa feita de que em cinco dias as UTIs estariam de volta e funcionando em Imperatriz, assim como os pagamentos dos servidores e médicos.
Lição
Em resposta a um blog que criticou o prefeito por gastar milhões em concreto, uma especialista respondeu: "Toda discussão é válida, até porque como dizia Arnaldo Jabor 'Toda unanimidade é burra'. Mas acredito que pessoas desinformadas sem o respaldado técnico deveriam fazer a lição de casa e estudar antes de falar bobagens. Parabéns à administração, que está preocupada com o melhor pro município, pros cofres públicos e com o meio ambiente". A crítica em relação ao uso do piso intertravado é no mínimo burra e sem conhecimento de causa. As vantagens desta escolha vão muito além da estética.
Fácil
Segundo engenheiros especialistas, além de permeáveis, os blocos são de fácil colocação e colaboram com a iluminação pública. A durabilidade do material e o fácil manuseio são apenas algumas das características do piso intertravado. "Trata-se de peças pré-fabricadas de concreto, que se encaixam umas às outras, sem a necessidade de argamassa ou de mão de obra especializada, pois seu próprio formato as mantém no lugar. Além de fáceis de colocar, os blocos também são fáceis de retirar. Dessa forma, é possível removê-los para fazer reparos no subsolo sem a necessidade de quebra. E, após a conclusão do serviço, basta colocá-los de volta no lugar", explica o engenheiro da Tecpar Pavimentação Ecológica, Cláudio Roberto de Castro.
Silêncio
E sabe o que isso significa? Que onde quer que o piso intertravado seja utilizado, a paz e o silêncio dos moradores não serão perturbados pelo barulho e pela sujeira, tão comuns em obras. Com essa facilidade de manuseio, é possível que a superfície seja liberada para o tráfego logo após o assentamento das peças.
Atrasado
Pra quem diz que é um método atrasado, muito me admira, pois é exatamente o contrário o que estão dizendo os ecologistas e pessoas preocupadas com a sustentabilidade do planeta. Segundo reportagem publicada em site ligado a construções sustentáveis (http://ecopisos.net/357/66333.html), várias são as vantagens desse tipo de pavimento. Vejamos algumas: A vida útil do pavimento asfáltico é com certeza menor que 1/1000 (um milionésimo) da vida dos pavimentos de concreto. O pavimento asfáltico provoca um aquecimento considerável, criando bolsões de calor nos perímetros urbanos que deve ser considerado em tempos de aquecimento global (o aumento da temperatura pode chegar a 3º e a sensação térmica pode aumentar em até 5º, segundo pesquisas).
Barato
Não bastasse tudo isso, a manutenção da pavimentação de bloquetes intertravados é muito mais barata para o município, principalmente os pequenos, que não possuem fábricas de material asfáltico, muito mais oneroso para os cofres públicos. A prova disso está muito perto de nós. As poucas ruas asfaltadas que temos em nossa cidade são um problema constante para a administração, pois estão sempre esburacadas. Gasta-se um valor altíssimo para consertá-las a cada ano e logo vêm as chuvas e danificam tudo novamente.
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