Carmem Lúcia

Entenda porque o deputado Rodrigo Maia e o senador Eunício Oliveira viajam ao exterior sempre que o presidente Temer sai do país. Temer participou de reunião do Mercosul no Paraguai nessa segunda-feira (18); Maia vai a Portugal e Eunício à Argentina. Desde abril, sempre que o presidente Michel Temer viaja para o exterior, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), também programam agendas fora do país. O motivo é eleitoral: Maia e Eunício não querem correr o risco de serem impedidos de disputar as eleições em outubro.

Riscos

Informados pelo Palácio do Planalto da presença de Temer na reunião do Mercosul realizada nessa segunda-feira (18) no Paraguai, Maia e Eunício acertaram compromissos em Portugal e na Argentina, respectivamente. Temer viajou para o Paraguai na segunda-feira pela manhã e retornou ao Brasil no mesmo dia à noite. Eunício e Maia viajaram e deixaram o país já no fim de semana. Assim, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, assumiu a Presidência da República pela segunda vez neste ano. Em 13 de abril, a ministra despachou do Planalto graças às viagens de Temer ao Peru, de Maia ao Panamá, e de Eunício ao Japão.

Vice-presidente

Como o Brasil no momento não tem vice-presidente, Maia e Eunício são os seguintes na linha sucessória. Quando eles também saem do país, Cármen Lúcia exerce a Presidência. As assessorias do presidente da Câmara e do Senado confirmaram que as viagens ao exterior foram agendadas em razão da ida de Temer à reunião do Mercosul. Quanto ao risco de ficar de fora da eleição, especialistas explicam que, no caso de ficarem no exercício da Presidência da República por algum período nos seis meses anteriores à eleição, Maia e Eunício só poderiam concorrer à Presidência. Ou seja, não poderiam disputar outros cargos nas eleições de outubro.

Brandão

Neste imbróglio é que se encontra o atual vice-governador, que deverá responder ação na Justiça Eleitoral em que questionará sua posse no governo este ano em razão da viagem do Flávio Dino. Mantido na chapa, ele corre o risco de ser impugnado pelo TRE e, desta forma, sair da chapa, embora alguns digam que não. É esperar para conferir.

Marcha

A Marcha Para Jesus 2018 foi lancada ontem pela Associação dos Pastores, que tem o Bispo Rubens como presidente. Este ano o ponto de concentração inicial sairá da Praça da Bíblia, seguindo por várias ruas e terminando na Avenida Beira Rio, onde acontecerá o show do cantor gospel Fernandinho. O patrocínio é da Prefeitura de Imperatriz, que vem patrocinando eventos culturais e religiosos como forma de incentivos.

Uber

Em sessão realizada ontem, os vereadores aprovaram a regulamentação do serviço de Uber em Imperatriz. O projeto que agora vai para sanção do prefeito Assis, prevê que na cidade de Imperatriz tenha a metade dos táxis legalizados, ou seja, 300 carros Uber, além de outros itens, como habilitação e certidões negativas do motorista. O presidente do Sindicato dos Taxistas, João Martins Assunção, aprovou o projeto e vai pedir ao prefeito que não vete nenhum artigo da lei.

Amor em Dobro

Na sexta-feira, 22 de junho, às 18h, acontecem os sorteios da Promoção "Amor em Dobro". Os sorteios serão realizados no Calçadão da avenida Getúlio Vargas, Centro. Realizada pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e o Conselho de Jovens Empresários (Conjove), a ação teve como objetivo promover a movimentação do comércio da cidade durante duas importantes datas: Dia das Mães e dos Namorados. O presidente da ACII, Guilherme Maia Rocha, avalia que os resultados já são considerados satisfatórios. As vendas nas empresas que participam registraram significativo crescimento ao longo dos últimos dias.

Veraneio

A Fundação Cultural anunciou ontem a programação que será desenvolvida na Praia do Cacau durante o período de veraneio. Segundo Axel Brito, da Fundação, serão realizados o 4º Cacau Pop Rock (mostra competitiva), 3º Festival Gastronômico do Peixe, Mostra de Dança de Rua, além de outras atrações.